Como saber se a taxa de abertura de email marketing é boa?

Embora muitos ainda digam o contrário, o email marketing é, sim, uma excelente estratégia de marketing digital – se bem utilizado, com propósito e bem feito. Por isso, ter uma noção da taxa de abertura de email marketing é fundamental para saber se a tática de sua empresa está dando certo ou se está fora da média de mercado.

Portanto, se você utiliza o email marketing para disparar sua newsletter, por exemplo, é possível saber se sua estratégia está indo bem se a taxa média de abertura de e-mails enviados em massa estiver na casa dos 21%, podendo oscilar de acordo com o tamanho da empresa e a indústria em que ela se encontra. Os dados foram fornecidos pelo MailChimp, um dos maiores e mais utilizados serviços de disparo de emails do mundo, que utilizou sua própria base para fazer este levantamento (a matéria original em inglês pode ser acessada aqui).

LEIA TAMBÉM: Inbound Marketing como tática para pequenas empresas

Traduzindo em miúdos, se você envia um email marketing em massa e este estiver sendo aberto por pelo menos 21% da sua lista significa que a campanha está dentro da média de mercado.

Vale ressaltar, porém, que uma coisa é a taxa de abertura (do email) e outra é a taxa de clique (para baixar um arquivo ou clicar em um link para ler uma matéria, por exemplo).

Média de abertura de email marketing e cliques

Atividade Abertura Cliques
Agência / Serviços Criativos 22,34% 2,69%
Apostas / jogos de azar 17,68% 3,23%
Arquitetura e construção 24,81% 2,96%
Artes e artistas 27,23% 2,88%
Beleza e Cuidados Pessoais 18,75% 2,10%
Comércio 21,22% 2,61%
Computadores e Eletrônicos 21,14% 2,29%
Construção 22,24% 1,92%
Consultoria 19,51% 2,34%
Cupons e Ofertas Diárias 14,44% 2,01%
Educação e Treinamento 21,70% 2,69%
Entretenimento e Eventos 21,37% 2,36%
Esportes 25,66% 3,35%
E-commerce 16,76% 2,45%
Farmacêutica 19,78% 2,57%
Foto e vídeo 25,89% 3,74%
Games 17,68% 3,23%
Governo 26,08% 3,63%
Hobbies 28,81% 5,36%
Imóveis 21,21% 1,94%
Jardinagem 24,24% 3,68%
Manufatura 22,43% 2,45%
Marketing e propaganda 18,01% 1,99%
Mídia e editoras 22,09% 4,66%
Mobile 19,55% 2,18%
Música e músicos 22,85% 2,91%
Negócios e Finanças 21,18% 2,77%
Política 22,61% 2,29%
Recrutamento e empregos 20,16% 2,24%
Redes sociais 21,77% 3,42%
Relações públicas 19,96% 1,65%
Religião 26,35% 3,27%
Restaurante 21,84% 1,37%
Saúde e fitness 22,25% 2,74%
Saúde médica/dental 22,56% 2,48%
Sem fins lucratvos 25,06% 2,83%
Seguros 20,82% 2,16%
Serviços de alimentação e agricultura 24,92% 3,18%
Serviços legais 22,58% 3,02%
Serviços profissionais 20,65% 2,55%
Software / web app 21,20% 2,35%
Telecomunicações 21,50% 2,53%
Viagens e transportes 20,49% 2,26%
Vitaminas e suplementos 17,18% 1,90%
Outros 23,19% 2,90%

Serviços de disparo de e-mail fornecem esses dados aos seus usuários, tornando possível comparar o próprio desempenho com as médias apresentadas nas tabelas.

VEJA MAIS: Qual a rede social mais adequada para divulgar seu negócio

* Com informações da Tracto

Recommended Posts