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Fazer apenas SEO dá resultado?

por | 25 jan, 2018 | SEO | 0 Comentários

Quem decide começar o seu próprio negócio pela internet em suas primeiras pesquisas já encontrará informações sobre estratégia de SEO para marketing. Isso porque o SEO é colocado em primeiro plano na maioria das vezes.

Por outro lado, há que acredite que o SEO já está morto, mas isso não é verdade, porque ele continua promovendo resultados expressivos. Porém, focar apenas nessa estratégia é que pode ser um erro.

No artigo de hoje vou explicar para você porque é preciso focar em outras estratégias além do SEO. Continue lendo e entenda o que também pode impactar o sucesso do seu negócio na internet.

Por que somente a estratégia de SEO não basta?

A internet não é algo estático, ela se modifica com uma grande velocidade, e isso acontece principalmente por causa da interação dos usuários com o ambiente virtual. Assim, os mecanismos de busca adaptam-se e modificam seus algoritmos para oferecer uma experiência melhor para os internautas.

E para cada segmento praticado existe uma técnica ou estratégia que funciona melhor, e outras que não trazem resultado. Por isso, o SEO é importante, mas não existe uma regra pronta que seja válida para todos.

Aplicar a estratégia de SEO para marketing é apenas uma das ações que você precisa praticar para ter destaque na internet. Outras que também tem um peso grande você vai conhecer em seguida.

Além do SEO, o que mais eu preciso fazer?

seo

Acompanhar as mudanças e updates dos sistemas de busca, especialmente do Google, pode ser complicado, afinal diariamente eles sofrem atualizações. Então, além da estratégia de SEO bem aplicada também é preciso:

1- Descobrir o perfil do seu leitor

Se eu pedisse para você escrever uma carta, você conseguiria? Fica difícil fazer isso sem saber quem vai recebê-la, não é mesmo? Assim, para produzir um bom conteúdo é preciso saber para quem você está escrevendo.

Procure descobrir quem é o seu leitor, do que essa pessoa gosta, quais são os seus hábitos, sua escolaridade, estado civil, idade, suas necessidades, suas dúvidas e assim por diante. Quanto mais informações você colher, mais facilmente conseguirá escrever.

Outro fator importante, e que nem sempre é valorizado, é a localização geográfica do leitor. Os usuários procuram por serviços e profissionais em sua região. Assim, se você está no ABC paulista, por exemplo, é interessante conseguir alcançar o público dessa região e ranquear nessa localidade.

Use ferramentas como Google Analytics, Demographics Pro for Hootsuite, Facebook Insights, Alexa e outras para conseguir esses dados. Ou então, crie um formulário de pesquisas para coletá-los.

2- Trabalhar com o conceito de personas

A persona é uma figura fictícia que representa o seu leitor ou cliente ideal. Trata-se de criar um perfil que traga informações detalhadas como a necessidade do seu público, seus medos, expectativas, dificuldades, preferências, entre outros.

Desenvolvendo personas, você consegue escrever de uma forma ainda mais clara para seu leitor, porque vai utilizar termos e trazer informações que realmente serão úteis para ele.

3- Adotar uma linguagem clara

Todo texto produzido precisa estar claro para sua persona, ou seu leitor. O texto não tem que agradar a todo mundo, mas sim ao seu público. Por isso, é importante conhecê-lo para escolher a melhor forma de abordar os temas que são de interesse dele.

Não se esqueça de que trazer dados estatísticos e comprovações científicas ou de especialistas na área ajuda a dar credibilidade para aquilo que você está falando.

4- Otimizar o seu site

O acesso à internet por meio de dispositivos móveis está muito popularizado, e sendo assim, o seu site precisa ter um design responsivo e estar adaptado para essa nova realidade. A navegação deve ser simples e fácil para celulares e tablets.

O usuário precisa encontrar facilmente as informações que busca num layout que se adapte às diferentes resoluções de tela (responsivo). Assim seu site oferecerá a melhor experiência para eles.

Ou seja, não adianta focar no SEO e esquecer o usuário. Seu site deve ser feito para pessoas, e não para mecanismos de busca. Assim, entre erros e acertos defina a melhor estratégia SEO para o marketing do seu negócio, porém, sem esquecer que quem acessa o seu site é uma pessoa real, e por isso, é preciso atender às expectativas dela.

Quer conhecer outras estratégias além do SEO para alavancar seus negócios? Busque uma consultoria de marketing digital. Venha conversar com a gente!

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Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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