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Escolha uma Página

Muita gente me pergunta se realmente dá certo apostar em marketing digital para conseguir a primeira página do Google. Eu sempre respondo que, usando a estratégia correta e executando-a com qualidade, é possível sim vender mais e crescer com a ajuda da internet. Foi assim com um de nossos clientes, a Trade Force, empresa brasileira de tecnologia especializada em aplicativo de trade marketing. Com um planejamento de marketing digital bem estruturado, com ações de curto, médio e longo prazos, atingimos resultados surpreendentes, como por exemplo aparecer na primeira página do Google em apenas 45 dias de trabalho.

Isso não é milagre! Sua empresa também pode aparecer na primeira página do Google sem pagar nada, ou seja, sem anúncios, de forma orgânica e consistente. Mas como conseguir isso? Neste post vou contar 3 ações de marketing digital “matadoras” que trouxeram resultados reais para a Trade Force, inclusive de vendas originadas a partir da internet.

Acontece que muitos gurus da internet, e também algumas agências de marketing digital vendem aos quatro cantos que ter resultado na internet é fácil e que os “objetivos são alcançados em 3, 4, 5…10 passos”. Mas quero dizer que não é bem assim. Você precisa ter um projeto bem estruturado, acompanhar e medir os resultados constantemente para ver se os objetivos estão sendo conquistados e se os investimentos estão sendo bem aplicados. Mas isso é assunto para um próximo post, ok?

Bom, voltando ao assunto principal deste artigo, você deve estar se perguntando quais são os segredos do projeto da Trade Force, não é mesmo? Então, vamos lá.

* Segredo 1 para aparecer na primeira página do Google:
Ter um site estruturado e responsivo

A Trade Force é uma empresa jovem, com pouco mais de 3 anos de mercado. Lá no começo, em 2014, quando a empresa ia relançar o site institucional, procurou a Leelah para uma consultoria em SEO. Mas o que é isso, afinal? O projeto de consultoria envolve toda uma análise técnica e de conteúdo para otimizar o site e “prepará-lo” para ser encontrado mais facilmente pelos mecanismos de busca, em especial pelo Google.

LEIA MAIS: O QUE É SEO

Na primeira etapa  do projeto, definimos as principais palavras-chave relacionadas ao negócio da empresa. O objetivo é utilizar esses termos em todo o site e também no seu conteúdo, de forma que, quando alguém for buscar por aquelas palavras no Google, os resultados da Trade Force apareçam na primeira página.

Na imagem abaixo, veja alguns dos termos trabalhados e o resultado alcançado com o projeto (a coluna Latest mostra a posição da palavra-chave nas buscas do Google). Nesse ponto, vale lembrar que o mercado no qual a empresa está inserida é um mercado de nicho, ou seja, um segmento muito restrito em número de buscas e pessoas interessadas. Por exemplo, o apanhado geral de buscas das palavras que compõem esse mercado chega à 1.000.000 de buscas mensais. Porém, mesmo assim, a estratégia dominou os termos de busca desse mercado.

Bom, voltando à estratégia, definidas as palavras-chave, desenvolvemos todos os textos internos. Hoje, o site da Trade Force está posicionado na primeira página do Google em diversos termos do seu segmento. Como mostra a imagem, todas as palavras-chave estão posicionadas na primeira página do Google, ocupando desde a primeira posição até o oitavo lugar, mas todas na primeira página de busca.

Além das palavras-chave, também fizemos toda uma análise técnica, que envolve questões de programação e performance, o que chamamos de Análise de Presença Online. Entre as principais ações que orientamos foram:

  • Diminuição do tempo de carregamento da página;
  • Compactação do tamanho das imagens utilizadas;
  • Uso correto dos heading tags;
  • Revisão das meta tags da página;
  • Geração de URLs limpas e amigáveis;
  • Geração de espaço para publicação de conteúdo exclusivo (criação de blog);
  • Confirmação de que o robots.txt não bloqueie páginas importantes de seu site;
  • Submeter o arquivo sitemap.xml ao Google;
  • Fazer um site responsivo, ou seja, que seja adaptado para visualização em dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Entre outras ações.

Cabe aqui um parênteses. A análise de presença online é um dos serviços que realizamos com muita frequência aqui na Leelah, por 3 motivos:

Número 1: É um serviço muito acessível e traz um resultado bastante claro para você, que é dono de negócio, sobre o seu site e como ele está posicionado no universo virtual.

Se quiser saber mais como funciona a ANÁLISE DE PRESENÇA ONLINE, clique aqui.

Número 2: Com um relatório de presença online bem feito, você passa a ser o dono do projeto, pois qualquer empresa ou prestador de serviço que você venha a contratar deverá executar exatamente o que está descrito no documento, sem enrolação.

Número 3: Você descobrirá quem são seus REAIS concorrentes. São inúmeras as histórias de clientes que recebem o relatório de presença online e dizem: “Nem imaginava que essa empresa de Rio Branco, no Acre, era meu concorrente mais forte”. É muito gratificante provar por A + B que a internet é um meio completamente aberto e inexplorado e que dá a possibilidade de qualquer um ser do tamanho que quiser ser, basta fazer a coisa certa.

> Resultado da ação:
– Mais de 15 termos relacionados ao negócio da Trade Force posicionados organicamente (sem anúncio) na primeira página do Google em apenas 45 dias de trabalho.

 

* Segredo 2 para aparecer na primeira página do Google:
Investir em conteúdo de qualidade

Além das orientações técnicas de programação e layout, adotamos uma estratégia fundamental para o sucesso do projeto de SEO: a criação de um blog.

Isso porque é no blog que a empresa pode mostrar toda a sua expertise em um determinado segmento, ganhando notoriedade e tornando-se “autoridade” naquele tema. Nesta ação, outro ponto fundamental é que os artigos publicados (desde que tenham qualidade e relevância) contam muitos “pontos” com o Google. Quando você escreve um texto, dentro dele há muitas palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou ramo de atuação. Se essas palavras forem aplicadas corretamente, isso pode fazer com que o Google considere o seu site mais relevante que o do seu concorrente, posicionado o seu artigo nas primeiras páginas.

LEIA MAIS SOBRE COMO TER UM BLOG CORPORATIVO AQUI.

Aqui na Leelah, todos os textos são redigidos por jornalistas especializados em marketing de conteúdo. Ao escrever os textos, é feito um estudo prévio em ferramentas específicas de SEO para analisar qual a melhor palavra-chave a ser empregada no artigo, considerando também o posicionamento da concorrência.

E assim fizemos com a Trade Force: criamos um blog dentro do site institucional, definimos as palavras-chave a serem trabalhadas nos artigos, redigimos tudo com orientação de jornalistas e redatores especializados e editamos da maneira correta para que estes textos pudessem ser “encontrados” pelos robôs do Google.

> Resultados do blog:

– Aumento de 900% no número de visitas ao site em seis meses.

– Geração de mais de 500 contatos via site, com solicitações de orçamento e informações sobre o produto. Os contatos via internet, aliados a uma estratégia de abordagem de vendas através do time Trade Force, geraram um incremento de 36% no número de contratos fechados e um aumento de 18% no faturamento.

VEJA AQUI O VÍDEO COM O DEPOIMENTO DA TRADE FORCE SOBRE O TRABALHO DA LEELAH:

* Segredo 3 para aparecer na primeira página do Google:
Tirar proveito das redes sociais

Não basta escrever artigos superinteressantes se não houver acessos a eles. Por isso, além dos cliques vindos dos resultados das buscas do Google, a Trade Force também apostou na divulgação destes conteúdos nas suas redes sociais corporativas: Facebook, Linkedin, Twitter e Google +. Para isso, a Leelah foi contratada para fazer toda a gestão dos posts e cuidar também das interações com o público.

Assim, além do conteúdo e layout das mensagens, a Leelah analisa o melhor horário para as postagens, define a linguagem mais assertiva para cada rede social, faz a ponte de interação com o público e realiza a divulgação das mensagens em grupos e comunidades de interesse do cliente, aumentando o acesso ao conteúdo produzido.

Outro ponto importante é o gerenciamento de campanhas de anúncios no Facebook e no Linkedin. Quando o cliente decide patrocinar um post ou fazer um anúncio nas redes sociais, a equipe de social media da Leelah analisa cada detalhe, desde a frase mais chamativa para o anúncio até a seleção do público-alvo. A gente sabe que o importante não ter um número “bombado” de fãs, mas sim seguidores engajados com a marca. Prova disso, é o ranking 5 estrelas que a Trade Force possui em sua página no Facebook.

> Resultado alcançado nas redes sociais:

– Crescimento no número de fãs em todas as redes sociais, com destaque para o aumento orgânico de 202% nos seguidores no Linkedin

 

Outro ponto importante: medir os resultados

Quando se fala que um trabalho dá resultados é preciso mostrar com números que algo realmente dá certo. Quando se trata de marketing digital isso é ainda mais interessante, porque realmente é possível fazer a medição de todas as campanhas digitais, seja ela um anúncio no Google, um artigo em um blog, um e-mail marketing, um vídeo no YouTube, um post no Facebook, uma mensagem no Linkedin.

Por isso, o investimento em marketing digital é tão assertivo. Você pode mudar o curso de uma campanha a qualquer momento se perceber que os resultados não estão dentro do esperado, canalizando a verba para o canal ou a ferramenta que realmente está convertendo em vendas ou cumprimento as metas.

E isso também foi feito com a Trade Force. Todas as campanhas digitais realizadas são acompanhadas diariamente para análise de conversões.

produção de conteúdo

Com ebook editado pela Leelah, Trade Force amplia relacionamento com público-alvo

Um exemplo bacana é o e-book “11 Lições Essenciais de Trade Marketing” que a empresa lançou em março deste ano. Para divulgar o trabalho e, ao mesmo tempo, aumentar o número de contatos de pessoas interessadas em seu aplicativo, foi desenvolvida uma campanha online para capturar e-mails de interessados no livro. Para receber o e-book gratuitamente, bastava a pessoa se cadastrar no site. A partir daí, os interessados recebia o material por e-mail.

Neste caso, o objetivo foi ampliar o relacionamento com o público de trade marketing e, consequentemente, divulgar as novidades, produtos e serviços da empresa. Tudo isso a um custo extremamente baixo, se comparado a outras mídias offline.

Aliás, gostaria de ressaltar aqui esta estratégia de lançamento de e-book. Esta é uma das ações do chamado inbound marketing, ou marketing de atração, no qual você oferece algum benefício útil e relevante para o público ao invés de ficar fazendo propaganda. Neste caso, a Trade Force investiu na edição de um livro completo com dicas de experts na área de trade marketing. Uma tática que mostra “autoridade no assunto” e traz benefícios reais para os clientes.

> Resultado alcançado com o livro:
– Incremento de 37% na lista de prospects (leads) da empresa

Quer saber mais sobre marketing digital? Consulte a Leelah! Teremos um enorme prazer em desenvolver um projeto de marketing digital sob medida para o seu negócio e para o seu bolso.

VEJA TAMBÉM: Clique aqui e confira mais um depoimento de cliente da Leelah