O que é remarketing?

Você pode até não saber ao certo o que é remarketing, mas certamente já foi “perseguido” por um. Muito provavelmente você já deve ter visto um anúncio sobre relógios enquanto navegava pelo seu Facebook exatamente após ter navegado pelo site da marca que estava pesquisando aquele modelo de acessório.

Mas afinal o que é remarketing? O remarketing é um artifício muito usado por lojas virtuais, porque muitas pessoas acessam o site, olham o produto, mas não efetivam a compra. Isso mesmo! Estima-se que 97% dos visitantes online não compram na primeira visita. E isso pode ocorrer por diversos motivos: falta de tempo ou de dinheiro, distrações momentâneas etc.

Então, para tentar atrair novamente aqueles potenciais consumidores, ações de remarketing têm se mostrado uma excelente medida, especialmente para ecommerces.

LEIA TAMBÉM: 4 ações de marketing digital baratas para implantar

Em resumo, o remarketing consiste em uma estratégia capaz de “rastrear” esses clientes em potencial que estiveram no seu site e fazê-los voltar para concluir a compra. Neste caso, o anúncio é mostrado para um grupo específico de pessoas que, de alguma forma, já demonstrou interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Na maioria das vezes, os espaços mais usados para o remarketing são o Facebook e o Google.

Como funciona o Remarketing?

Agora que você já sabe o que é remarketing, está na hora de conhecer como efetivamente fazer uma campanha. Para fazer com que suas mensagens apareçam como em um “passe de mágica” na rede de display do Google ou na timeline do Facebook de seus potenciais clientes vai ser preciso configurar algumas coisinhas.

Para configurar o remarketing, você precisa adicionar a tag de remarketing ao seu website ou aplicativo criadas nas plataformas que deseja usar (Google, Facebook), depois irá criar listas de remarketing e finalmente os anúncios que usem suas listas. A tag de remarketing é um pequeno snippet de código que você recebe da plataforma que está utilizando.

Atualmente, as técnicas de remarketing são tão precisas que pode-se desenvolver um anúncio para cada tipo de produto que você tiver, por exemplo: uma propaganda para o tênis feminino cor rosa e outra para a cor verde, aumentando as chances de conversão.

Os valores para investimento são os mesmos das campanhas de links patrocinados comuns, ou seja, você decide quanto pode destinar para a publicidade. A partir de R$ 15 por dia já dá para fazer algo bacana, dependendo da concorrência no segmento de atuação da empresa.

VEJA TAMBÉM: Como funcionam os links patrocinados

O importante, na hora de desenvolver a campanha de remarketing, é segmentar corretamente o seu público-alvo, para tornar o retorno sobre o investimento (ROI) mais efetivo. Se não souber como fazer, contrate uma agência ou consultor especializado em marketing digital.

Recommended Posts