(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

Tamanho da Capa do Facebook, Twitter e outras redes sociais atualizado!

por | 19 maio, 2017 | Mídias Sociais | 0 Comentários

Certamente em algum momento você já tentou colocar alguma imagem que parecia ótima para sua capa do Facebook e em outras páginas de sua empresa nas redes sociais e, na hora de atualizar, ela ficou distorcida. Isso acontece devido às especificações diferentes de cada rede social em relação aos tamanhos das imagens – que mudam a todo momento. Para evitar situações como esta, é necessário adaptar o formato para cada uma.

Além de ter que desenvolver um tamanho diferente de capa para cada rede social, os padrões também se atualizam com frequência, exigindo que as empresas que querem se manter bem vistas em suas fanpages alterem o formato da capa do Facebook, Linkedin, YouTube etc.

Mas por que eles ficam alterando esse formato a todo momento? Entre os motivos que levam às mudanças constantes está, por exemplo, a necessidade de as redes sociais se manterem responsivas aos usuários, ou seja, que elas sejam visualizadas corretamente em todos os dispositivos, de desktops a tablets, smartphones ou até mesmo vídeo games.

Além disso, ainda existem ainda outros fatores peculiares a cada rede social, como o perfil e a preferência dos usuários. Tendo isso em vista, resta-nos atender às exigências e se adaptar.

O problema é que há muito informação desatualizada sobre os tamanhos das artes que acaba não dando o resultado esperado na prática. Por isso, listamos algumas das atualizações de capa no Facebook e também de outras redes com grande número de usuários, como o Twitter, o Linkedin, o Google Plus e o YouTube.

Os padrões de capa apresentados a seguir referem-se aos dados mais recentes fornecidos pelas próprias redes sociais.

Capa do Facebook

Segundo o próprio Facebook, cerca de 90% dos usuários acessam a rede social por meio de dispositivos móveis, portanto é fundamental ter isso em mente na hora de criá-la. Além dos ajustes nas dimensões, é importante ser conciso e não exagerar em textos, por exemplo.

Outra dica básica é integrar o design da sua capa do Facebook a outros elementos de sua página, como a foto de perfil. Nesse ponto pequenas modificações com criatividade podem fazer total diferença no aspecto visual.

VEJA TAMBÉM: Como lidar com comentários negativos no facebook

Quanto ao tamanho, o ideal para capa do Facebook é 820x312 para páginas, segundo o site oficial da empresa. Já para perfil pessoal as dimensões são 851x315, enquanto para os grupos as medidas ficam em 820x250.

capa do facebook fanpage

capa para perfil no facebook

capa para perfil no facebook

capa para grupos do facebook

capa para grupos no facebook

Capa do Twitter

No último ano, o Brasil foi o terceiro maior país que mais aumentou o número de usuários no Twitter, com crescimento de 18%. Em um âmbito global, a rede recebe 319 milhões de usuários por mês. Sabendo disso, é de grande valia manter-se ativo entre tantos usuários, e mais que isso, apresentar-se visualmente adequado.

Apesar da restrição aos 140 caracteres, o Twitter traz diversas opções de interação aos usuários, que quando bem exploradas oferecem ótimos resultados de engajamento, como a transmissão de vídeos ao vivo e o clássico uso de hashtags, que são bem aceitas na rede social. Só para se ter ideia, quem usa o recurso de hashtag recebe o dobro de engajamento.

INTERESSA UM CASE? Redes sociais: Gol lança serviço de check-in pelo twitter

Para a capa no Twitter, as proporções recomendadas são de 1500x500. Utilizar bem esse espaço é importante na conquista de novos seguidores. Assim como na capa do Facebook, alinhar o design com a foto do perfil pode melhorar muito o visual da página, já que para esta rede a foto de perfil e a capa têm uma parte sobreposta.

capa twitter

capa para twitter

Capa Linkedin

Já o Linkedin, fundado em 2002, tem seu foco destinado à comunicação profissional entre usuários que oferecem e procuram empregos. Em 2017, a rede social anunciou ter atingido a marca de 500 milhões de usuários, além de divulgar cerca de 10 milhões de empregos ativos e mais de 9 milhões de companhias.

Manter uma boa foto de capa no Linkedin é um fator importante tanto para atrair os usuários para a empresa – no caso as chamadas company pages – quanto para chamar a atenção das empresas para contratação.

De acordo com as diretrizes do site, o tamanho ideal para a capa no Linkedin em 2017 é de 1192x220.

capa linkedin

Capa Google Plus

Apesar de pouco utilizado no Brasil, o Google Plus é grande valia para perfis de empresas e instituições devido à sua interação com outras ferramentas do Google. Outro fator positivo no uso do Google Plus é que ele pode ajudar no ranqueamento dos sites que o utilizam de forma eficiente, ou seja, o Google considera essa uma boa prática das empresas.

Portanto, mesmo com poucos usuários assíduos, a rede social criada em 2011 não deve ser ignorada – principalmente tratando-se de empresas. Algumas comunidades segmentadas no Google Plus podem ser, sim, um bom ambiente de divulgação, bastando encontrar uma em que seu público-alvo esteja envolvido.

Para uma aparição correta de sua imagem de capa no Google Plus, as medidas indicadas são 930x523.

capa google plus

Capa YouTube

A importância do YouTube como rede social é indiscutível. No Brasil, 85 milhões de pessoas assistem a vídeos online, sendo destes 82 milhões via YouTube, de acordo com dados de 2016 do Instituto de Pesquisa Provokers.

Para manter-se relevante em meio à imensidão de vídeos disponível na plataforma todos os dias, é importante atrair os usuários por meio também de conteúdo visual estático, como imagens de capa, perfil e miniatura.

A capa no YouTube tem grande importância na criação da identidade do canal, e é importante também estar de acordo com as miniaturas dos vídeos. As dimensões adequadas para a rede social são de 2560x1440.

Segundo o suporte da empresa, a arte de capa no YouTube é exibida de maneira diferente para cada dispositivo, e assim as imagens podem ser eventualmente cortadas. As dimensões indicadas acima são ideais para um melhor resultado em todos os dispositivos.

Devido à margem de eventuais cortes, uma sugestão é manter a capa no YouTube com um número menor de informações. O próprio YouTube oferece o download de um template modelo em seu site, indicando uma área segura para localizar suas informações principais na imagem.

capa youtube

Se você gostou do nosso artigo, deixe aqui seus comentários e compartilhe seu conhecimento com outros usuários que acessam nosso site. Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO