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Quanto investir em anúncios no Facebook

por | 14 jul, 2016 | Mídias Sociais | 0 Comentários

Muitas empresas pensam que o Facebook é grátis, que não é necessário investir nessa rede social. Sim, não se paga nada para divulgar posts e mensagens nesta mídia, mas o alcance orgânico é muito baixo, ou seja, quem paga tem a sua mensagem propagada muitas vezes mais. Mas a pergunta que não quer calar: quanto investir em anúncios no Facebook? A resposta é: depende.

Quanto investir em anúncios no Facebook é uma questão complexa. Vai depender do tamanho do seu negócio, se o seu público interage com a sua marca nesta rede social e, efetivamente, quanto você tem de verba para anunciar no Facebook.

VEJA TAMBÉM: Passo a passo para criar sua fanpage no Facebook

Vale esclarecer que, no Facebook, não são somente anúncios que promovem sua marca. Posts impulsionados, campanhas para conseguir mais seguidores também entram nesta “cota” de anúncios no Facebook.

No alcance orgânico, ou seja, naquele que você não paga, o Facebook distribui sua mensagem para seguidores que, de alguma maneira, já demonstraram interesse pelo assunto que você está divulgando. Por exemplo, se eu gosto de rock, ele irá me mostrar mais conteúdo sobre esse tema, podendo inclusive ver postagens de empresas relacionadas a isso, caso eu seja um seguidor da marca no Facebook.

No entanto, cabe ressaltar, que o alcance orgânico é impulsionado com likes e compartilhamentos. Isso significa que a sua fanpage precisa estar em um nível de engajamento muito alto (com muitos seguidores e muitas curtidas) para que a mensagem seja distribuída a um maior número de seguidores.

Desta forma, muitos dizem que usar somente o alcance orgânico do Facebook é como produzir um filme para TV e não divulgá-lo. Gasta-se tempo (e boa parte das vezes dinheiro) para fazer um material de qualidade (seja um post caprichado, um conteúdo bacana ou um vídeo incrível) para que poucas pessoas consigam visualizá-lo.

Sendo assim, podemos afirmar que as marcas precisam buscar relevância e fazer um conteúdo que desperte interesse das pessoas em comentar e compartilhar para ter um bom retorno orgânico, ou seja, sem gastar com anúncios no Facebook.

No entanto, se decidir investir nessa mídia social, o desenvolvedor da campanha pode canalizar a mensagem para um público específico, inclusive para aquelas pessoas que ainda não seguem a marca. Por exemplo, pode-se fazer uma campanha para uma empresa que faz camisetas personalizadas, usando como público-alvo fãs de rock, que façam faculdade e que morem na cidade de Santos.

Entendeu porque investir em anúncios no Facebook é tão importante?

Mas quanto investir em anúncios no Facebook?

investimento facebook

O bom do marketing digital é que ele permite adequar qualquer verba a uma campanha, com a eficiência de medir o alcance deste investimento. É claro que quanto mais verba tiver disponível, maior a possibilidade de retorno, mas mesmo com pouco é possível fazer um trabalho bacana. Desta forma, empresas pequenas também podem divulgar sua marca no Facebook, sugiro que comece com uma verba a partir de R$ 13 por dia.

A empresa pode distribuir a verba entre anúncios no Facebook, remarketing, impulsionamento de posts e campanhas de curtidas na página. Vamos explicar cada um deles.

Anúncios no Facebook

Os anúncios no Facebook funcionam como em qualquer outra mídia tradicional: no meio da “programação”, ou seja, na timeline do usuário, aparecem os anúncios. O bom do Facebook é que você segmenta o público para o qual quer transmitir sua mensagem. Assim, você dará um “tiro” mais certeiro, em um consumidor com potencial para gostar do seu produto ou serviço. Geralmente, o anúncio vem com uma chamada para ação: Saiba Mais, Cadastre-se Agora etc.

Remarketing

O remarketing no Facebook é sensacional, pois permite que pessoas que já estiveram no seu site recebam seu anúncio enquanto estão navegando pela rede social. Esta modalidade é muito bacana para diversos segmentos, especialmente para quem tem uma loja virtual. Vamos a um exemplo: uma pessoa entrou no seu ecommerce de materiais esportivos e, por alguma razão, não comprou o produto. De repente, enquanto ela está curtindo a postagem de amigos no Facebook ela vê um anúncio do item que ela tinha visto no seu site. Legal, né?

Impulsionamento de posts

Sua marca escreve um artigo superbacana no blog ou um vídeo bem produzido e posta no Facebook. Para que esta mensagem seja alcançada por pessoas que ainda não seguem a marca (ou mesmo para ampliar o alcance orgânico entre os próprios seguidores) você pode fazer uma campanha para impulsionar o post. Isso significa que aquela mensagem vai aparecer na timeline de muito mais pessoas (dependendo do valor do investimento, ele aumenta a distribuição da mensagem). Você pode configurar o público que desejar, inclusive fãs de marcas concorrentes.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com comentários negativos no Facebook

Campanha de curtidas

Se você quer aumentar o número de seguidores da sua fanpage, o ideal é fazer uma campanha de promoção de página, ou seja, uma campanha direcionada para aumentar o número de fãs. Da mesma forma, você seleciona o público que deseja atingir, informa o valor da verba diária e o tempo de duração da campanha e dá o start. Você pode, inclusive, fazer vários anúncios dentro de uma mesma campanha para ver qual está gerando mais curtidas.

CONTINUE LENDO: Por que minha fanpage tem poucas curtidas?

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