(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

Número de fãs no Facebook é realmente importante?

por | 13 nov, 2016 | Mídias Sociais | 0 Comentários

Muitas pessoas pensam que o número de fãs no Facebook serve para medir a popularidade de uma marca ou empresa na internet. É claro que ter uma boa base de seguidores sempre ajuda, mas ter uma massa seguindo seus posts não quer dizer tanta coisa assim.

Explico: o que realmente mostra se a sua fanpage é um sucesso é, na verdade, o número de pessoas envolvidas com as publicações, ou seja, o número de curtidas, comentários, compartilhamentos etc.

Por isso, prestar atenção ao que se posta é tão importante. É bacana observar e entender o que o seu público quer, qual linguagem usar, qual a frequência ideal para os seus fãs.

VEJA TAMBÉM: Como criar uma página no Facebook

Lógico que quanto mais gente seguindo, maiores serão as chances de gerar engajamento dos fãs, mas ter um número alto de seguidores pura e simplesmente não quer dizer que a sua marca tenha uma presença forte online.

Tem um outro detalhe importante quando se mede o número de fãs no Facebook. O alcance orgânico, ou seja, sem anúncio é muito baixo. Mesmo que você tenha um milhão de fãs, estima-se que as postagens apareçam na timeline de menos de 10% dos seguidores. Não existem dados oficiais do Facebook que comprove isso, mas as estatísticas vistas na prática ficam bem menores até que esses 10%.

É por isso que cada vez mais empresas estão “impulsionando” seus posts: para que a mensagem apareça para mais pessoas na timeline e receba mais curtidas, comentários, compartilhamentos, ou seja, gere mais engajamento.

Dá para medir o engajamento pelo número de fãs no Facebook?

Como vimos acima, não basta ter um número de fãs no Facebook que impressione. Para saber se sua fanpage é um sucesso é necessário medir o engajamento, ou seja, analisar como os seguidores interagem com o que é postado. Para ter acesso a esses dados, basta verificar o número de fãs, clicar e ver o número de pessoas falando sobre isso. É o tal do índice de PTA (People Talk About).

Para fazer o cálculo, é só pegar o número de pessoas falando sobre ela (inclusive check-ins) e dividir pelo número de fãs. Especialistas dizem que uma fanpage que tenha um real engajamento é aquela que tenha uma conversão que fique pelo menos entre 1% e 2%. E aí, como está a sua?

Se você gostou do nosso artigo, deixe aqui seus comentários e compartilhe seu conhecimento com outros usuários que acessam nosso site. Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO