(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

IGTV: Instagram lança plataforma de vídeos de até 60 minutos

por | 28 jun, 2018 | Mídias Sociais

A chegada do IGTV, ferramenta do Instagram lançada no dia 20 de junho, está mexendo com a criatividade dos usuários. E, claro, sua empresa não pode perder mais essa oportunidade!

Se a sua empresa já utiliza o Instagram como plataforma de conteúdo e geração de negócios, o IGTV é mais um recurso para você ampliar suas estratégias de vendas e de relacionamento com seus clientes.

A Leelah testou a novidade e você pode conferir o nosso primeiro vídeo lá no canal @agencialeelah! Aproveite para seguir a gente no Instagram e no IGTV e ficar por dentro de tudo o que acontece de interessante no mundo do Marketing Digital.

Como funciona o IGTV?

O IGTV (ou Instagram TV) permite a gravação de vídeos de tela cheia de resolução 4K, com duração de até 60 minutos – para contas verificadas – ou de até 10 minutos para contas comuns. Os materiais podem ser compartilhados e assistidos quando os seguidores quiserem, receber “likes” e comentários.

Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o IGTV é uma ferramenta separada do Instagram, mas possui total integração com a rede social. Tanto é que os dados de acesso são os mesmos e os vídeos podem ser assistidos no próprio Instagram, sem que seja necessário sair de um aplicativo e entrar em outro.

Para usar o recurso, basta clicar no ícone que fica no canto superior direito da tela ao lado do botão do Instagram Direct. Se este ícone ainda não apareceu no seu celular, basta ir até a loja de apps e atualizar o Instagram. O IGTV também pode ser baixado separadamente.

LEIA MAIS: Como usar o Instagram Stories para promover seu negócio

O usuário pode deslizar a tela para a direita para zapear e conferir os vídeos – assim como faz com os Stories – e ainda conferir um menu na parte inferior da tela com as opções “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”. Quem possui um canal no IGTV pode criar capa, descrição e título para o vídeo.

A vantagem é todos os usuários podem assistir às produções do IGTV, mesmo que ainda não tenham uma conta na nova plataforma, como acontece no YouTube. A diferença é que no IGTV você só precisa acessar para começar a assistir aos vídeos, enquanto no YouTube é necessário escolher um vídeo e dar o play.

 

IGTV vai concorrer com o YouTube?

O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google. Por isso, investir em vídeos pode ser um ótimo caminho para engajar o público.

Além disso, conforme informado pelo próprio Instagram, a plataforma alcançou a marca de um bilhão de usuários! Isso significa que muita gente vai estar engajada com essa novidade, não é mesmo?

E, mais do que concorrer com o YouTube, a chegada do IGTV tem a missão de inovar a maneira como as pessoas vêem televisão pela internet. Em release oficial, Kevin Systrom, co-fundador e CEO do Instagram, declarou: “O Instagram sempre foi um lugar para se conectar com pessoas que inspiram, educam e entretêm todos os dias. Com a ajuda de vocês, o IGTV inicia um novo capítulo de vídeo no Instagram. Esperamos que ele aproxime vocês das pessoas e das coisas que você ama.”

Se você ainda não pensou em usar vídeos para atrair seu público, é melhor colocar essa estratégia em seu planejamento de marketing digital. Veja por que:

Infografico IGTV

Mas o IGTV vai trazer oportunidade de negócio?

Claro que sim! O IGTV é um oceano azul e certamente abre portas para as empresas que desejam testar novas possibilidades de atrair e engajar o público. Mesmo quem ainda não sabe muito bem como trabalhar com vídeos pode se aventurar e ser bem-sucedido.

Ainda não sabemos quando o IGTV será monetizado, mas possivelmente isso vai acontecer em algum momento, uma vez que o Instagram criou essa plataforma para concorrer diretamente com o YouTube. Mas nem por isso você deve deixar de dar atenção para essa plataforma.

Se você já tem um canal no YouTube com muitos seguidores, provavelmente vai querer se manter por lá até ver no que essa novidade vai dar. Mas nada impede de utilizar o IGTV em paralelo, com outros tipos de vídeo, bastidores, demonstrações de produto etc.

E se você já trabalha com o Instagram e possui um número considerável de seguidores nesta rede social, vale a pena começar a usar o IGTV agora, para estreitar ainda mais a relação que você tem com seu público e, consequentemente, aumentar as vendas.

LEIA TAMBÉM: Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Já testou o IGTV? Conte para gente e para os demais leitores como foi a experiência!

Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO