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Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

por | 14 jun, 2018 | Mídias Sociais

Você anda insatisfeito com o números de engajamento das suas redes sociais? Então, é hora de parar e rever as estratégias, não acha?

Afinal de contas, pesquisa do Hootsuite feita em 2017 concluiu que 2,8 bilhões de pessoas utilizavam redes sociais até o final de 2016. É muita gente para a sua empresa deixar de lado, não é verdade?

Rede social é um processo extremamente dinâmico. Feita por pessoas e para pessoas, ela oferece inúmeras possibilidades de atração, engajamento e fidelização. Por esse motivo ganha novos formatos e tendências da noite para o dia.

Acompanhar todas as mudanças não é tarefa simples, mas em meio a tantos perfis diferentes que curtem e compartilham informação nessas plataformas, é possível identificar algumas tendências que podem nortear as estratégias para ter maior engajamento nas redes sociais.

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Nesse artigo, vamos apontar para você algumas tendências que ajudam a montar um planejamento de sucesso e aumentar o engajamento nas mídias sociais.

Engajamento nas redes sociais: por onde começar?

Muitas empresas quando criam suas páginas acham que o segredo do engajamento nas redes sociais é postar todos os dias, sem definir com muito crivo o perfil do material a ser publicado. Mas isso não é verdade.

Cada tipo de empresa e ramo de atuação tem o seu ritmo e seu tipo de postagem. Por esse motivo, é preciso analisar com calma o cenário e o perfil do público para só depois definir que tipo de postagem é mais adequado para sua página alcançar os objetivos desejados e também a frequência ideal.

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Na verdade, o engajamento nas redes sociais apresenta mais chances de ser alcançado quando se leva em consideração não o número de posts, mas a regularidade de postagens e o conteúdo apresentado.

Em relação ao conteúdo especificamente, é importante lembrar que se uma postagem cômica ou engraçadinha pode gerar alto número de visualizações e compartilhamentos em uma determinada página, o que não significa que um post com o mesmo escopo surtirá efeito semelhante na sua empresa.

VEJA MAIS: Rede social para empresa: como escolher a mais adequada para o seu negócio?

Por esse motivo, ter conhecimento profundo do público a ser atingido é tão importante. É o que chamamos de persona, no marketing digital. Uma postagem errada pode espantar seguidores, gerando uma crise difícil de reverter em determinadas situações.

Como melhorar o engajamento da sua empresa nas redes sociais? 

Uma boa performance de marketing digital começa com um planejamento bem feito. E nós vamos lhe ajudar nesse processo! Veja como melhorar as postagens e, dessa forma, otimizar o engajamento da sua página nas redes sociais:

  • Dê mais atenção aos vídeos

O crescimento de plataformas como o YouTube mostra que o vídeo é a bola da vez e tem atraído e engajado muito mais os consumidores do que posts com textos e imagens.

De acordo com um levantamento da Cisco, até 2021, a cada segundo, um milhão de minutos (ou 17 mil horas de conteúdo em vídeo) serão visualizados no Facebook. Em 2017, quando o levantamento foi divulgado, mais de 500 milhões de pessoas estavam assistindo vídeos no Facebook todos os dias.

Existe no mercado uma série de programas para você criar seu próprio vídeo sem grandes dificuldades. Inclusive a gente fez uma matéria listando uma série de apps interessantes e ferramentas úteis. Acho que algumas delas podem lhe ajudar!

  • Crie senso de urgência

Você já ouviu falar na expressão FOMO? Ela significa fear of missing out (medo de ficar de fora, em tradução literal). Esse gatilho mental mexe com o comportamento do consumidor, que se vê obrigado a executar determinada ação para não perder uma oportunidade que pode ser única.

Um jeito interessante de usar esse gatilho mental é usando os stories (posts que desaparecem em 24 horas), promoções-relâmpago e ações exclusivas para um número determinado de seguidores que comentarem ou compartilharem o post.

  • Não se limite aos alcances orgânicos

Já se foi o tempo em que bastava fazer uma postagem e esperar que ela chegasse facilmente à timeline dos usuários. O Facebook fez inúmeras alterações em seus algoritmos e, com isso, o engajamento orgânico (leia-se sem pagar) dos seus seguidores nas redes sociais ficou quase impossível.

Logo, se você quiser bons resultados, será necessário investir. Ao impulsionar suas postagens, elas terão mais chance de serem vistas pelos seus atuais seguidores e pelos públicos em potencial que você selecionar na hora do patrocínio.

  • Use a automação a seu favor

A inteligência artificial veio para ficar, e abraçá-la pode ser uma boa estratégia. Usando linguagem natural, os robôs estão elevando a rapidez e o nível dos relacionamentos com os usuários por meio de chatbots.

Não é à toa que este ano aconteceu a Bots Brasil Awards, uma premiação que reconheceu os melhores chatbots do mercado.

Outro dado que merece destaque no ramo da automação de marketing é o panorama feito pela pesquisa Chatbot Survey 2017. Para 96% dos executivos entrevistados, os chatbots vieram para ficar. Este estudo foi conduzido pela MindBowser, em parceria com o Chatbots Journal. Foram ouvidos 300 profissionais de segmentos variados entre novembro de 2016 e janeiro de 2017.

  • Incentive a interação do usuário. E interaja também!

Outro gatilho mental que pode despertar o engajamento do público nas redes sociais é fazer perguntas. Em tempos de alta interação, os usuários querem participar da criação do conteúdo, o que pode trazer grandes ganhos para a empresa.

Entretanto, a empresa precisa participar como mediadora e não apenas definir o tema e ficar assistindo à interação. É necessário mostrar interesse nos comentários, de forma que os usuários percebam que estão realmente sendo ouvidos.

  • Nunca deixe sem seguidor sem resposta

É claro que, ao se expor nas redes sociais, sua empresa vai estar aberta a críticas e reclamações. Por isso, esteja preparada para dar uma resposta rápida e de qualidade aos seus seguidores.

Se for uma reclamação ou comentário negativa, responda educadamente e chame a conversa para o privado. Não importa quem tem razão, o importante é estar ali e se mostrar disposto a resolver o problema.

Resumindo, as redes sociais oferecem um mundo de oportunidades, principalmente porque faz a ponte direta entre a empresa e o consumidor. Usando as estratégias certas é possível entender com profundidade o comportamento dos usuários e, assim, definir os caminhos mais assertivos para atender às necessidades deles.

Para alcançar melhores resultados, procure uma consultoria de marketing digital. Dessa forma você contará com a ajuda de profissionais preparados para melhorar o engajamento das suas páginas nas redes sociais!

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Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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