(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

Como ganhar curtidas nas fotos do facebook?

por | 8 jan, 2018 | Mídias Sociais | 0 Comentários

Alguns meses atrás, o facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários registrados em todo o planeta, compartilhando fotos, vídeos, textos das mais variadas maneiras possíveis e em meio a essa imensidão de adeptos, uma questão que vale a pena ser discutida é: como ganhar curtidas nas fotos do facebook.

Essa é uma dúvida bastante frequente, e vale tanto para usuários comuns (perfis pessoais) como para administradores de fanpages, sejam estes empresários, social media, profissionais de marketing, entre as mais diversas características.

LEIA TAMBÉM: Número de fãs no Facebook é realmente importante?

5 Dicas de como ganhar curtidas nas fotos do facebook

Neste artigo, darei algumas sugestões, as quais utilizamos aqui na agência para aumentar o alcance das publicações e ganhar curtidas nas fotos do facebook de nossos clientes.

1. Qualidade

Parece óbvio quando pensamos em como ganhar curtidas nas fotos do facebook, mas é importante lembrar: publique boas fotos. Não é necessário ser um gênio da fotografia, apenas tomar um cuidado a mais – existe uma série de dicas que podem ser aplicadas até para fotos tiradas no celular.

Ficar a favor da luz para fotografar, por exemplo, é um excelente começo, assim como utilizar a câmera na horizontal (facilita muito a edição). Ficar parado para evitar fotos tremidas e se aproximar invés de utilizar o zoom são outras questões que podem salvar sua foto. Tudo muito fácil.

Para as fanpages existe um outro universo a ser explorado – os bancos de imagem. Estes, que podem ser pagos ou de uso livre, são outra maneira de ter boas fotos quando você não consegue obtê-las por conta própria. Neste caso, a dica é procurar por bons sites, e combinar as fotos a textos na própria imagem. Crie uma identidade visual e imponha sua marca!

Um exemplo bacana é a agência de turismo no Rio de Janeiro, a S2 Rio, pois eles usam o Facebook como veículo para, através de suas fotos tiradas durante os passeios pela cidade maravilhosa, apresentar aos seus clientes e futuros clientes como são os passeios ou City Tour no Rio de Janeiro, simples assim.

2. Cautela na edição

Tanto para fotos tiradas por você quanto para aquelas provenientes de bancos de imagem, uma má edição pode estragar a foto. Evite excesso de filtros e distorções, caso essa não seja sua proposta, realizando apenas correções necessárias.

Para as montagens que envolvem texto, é importante não exagerar na quantidade – o algoritmo da rede social limita o alcance de fotos com uma certa quantidade de texto. Portanto, utilize frases concisas e em um tamanho razoável, que dê leitura, mas não ocupe mais espaço que a própria foto.

3. Capriche na legenda

O espaço de descrição da imagem serve basicamente para complementar o que a foto diz. Repetir informações tornará sua legenda redundante, e assim não chamará atenção. Aqui, é essencial ser criativo, e cada foto vai exigir um exercício de pensamento diferente.

Teste variados modelos e veja o que funciona para o seu público. Perguntas no final da frase, por exemplo, geralmente são uma boa maneira de atrair comentários, e consequentemente pode funcionar para as curtidas. O que há de comum e pode ser aplicado na maioria dos casos é: não se estenda muito. 3 linhas são o suficiente.

As hashtags também ainda são usadas, e novamente deve-se ter cautela. Para o facebook, o ideal são 3 por post – portanto, seja assertivo e escolha tags relacionadas a sua foto.

4. Frequência

O facebook vem reduzindo cada vez mais o alcance orgânico das publicações, e é fundamental estar atento às exigências que a rede social tem como critério de ranqueamento no feed de notícias. Além dos já mencionados – pouco texto na imagem, legenda curta e hashtags – outro fator a ser lembrado é manter uma frequência de posts constante que pode melhorar a chance de ganhar curtidas nas fotos do facebook.

Na teoria, o ideal é a publicação de ao menos uma foto por dia. Sabemos que isso é bem difícil, quando tempos que configurar essas imagens seguindo todas as outras orientações. Desta forma, sugerimos uma frequência semanal, de 1 ou 2 posts, inicialmente, e ir aumentando na medida do possível. Já vai ajudar bastante.

5. Impulsionamento

Tem como ganhar curtidas nas fotos do facebook de maneira orgânica? Sim! Seguindo as 4 primeiras dicas, é evidente que sua publicação terá mais destaque no feed de notícias em relação as outras publicações orgânicas.

Mas muita gente pensa que quando falamos de posts patrocinados, todas as outras questões podem ser esquecidas, “basta pagar”. Será?

Não, o facebook também reduz o alcance de publicações pagas. O custo por interação pode se tornar mais caro quando, por exemplo, a imagem contém muito texto. Veja a própria mensagem da rede social quando tentamos impulsionar conteúdo deste tipo:

como ganhar curtidas nas fotos do facebook

Sabendo disso, mesmo para as publicações com impulsionamento, valem todas as dicas mencionadas aqui sobre como ganhar curtidas nas fotos do facebook.

Uma questão importante quando patrocinamos uma foto ou post é a segmentação. O facebook permite que você defina bem seu público alvo, e desta forma suas publicações cheguem a pessoas interessadas. Se seu interesse é ampliar de maneira mais rápida o alcance de suas redes, esta é uma das principais opções.

Dica extra: como ganhar curtidas nas fotos do Instagram

O instagram é outra rede social que vem se tornando cada vez mais popular. A empresa divulgou recentemente a meta atingida de 800 milhões de usuários ativos por mês, sendo que 500 milhões mantém um acesso diário. Portanto, é extremamente válido dar a atenção devida a esta rede.

VEJA MAIS: Como usar o Instagram Stories para promover seu negócio

Para as publicações no instagram existem algumas especificidades:

O tamanho de exibição ideal, por exemplo, é 600x600, permitindo ajustes de edição no próprio aplicativo. A sugestão de legenda curta aqui também é válida, até 3 linhas são o suficiente.

O que há de diferente, porém, são as quantidades de hashtags aceitáveis. No instagram, as tags são uma ótima maneira de encontrar conteúdo específico, e, portanto, é válido utilizar um alto número – desde que estas sejam sempre bem direcionadas a sua marca e com um bom volume de busca.

Ao digitar uma hashtag, o instagram já apresenta a quantidade de buscas realizadas na hora, e desta maneira é possível mensurar resultados. Caso não queira inserir um grande número de hashtags na própria legenda, uma opção é postá-las nos comentários. O limite são 27, e recomendamos que usem todas.

como ganhar curtidas nas fotos do facebook

Por fim, nossa última dica – esta vale tanto para o instagram quanto para o facebook, é adicionar a localização. Desta forma, quando o usuário clica no nome de sua empresa ou endereço do local, imediatamente já é levado a todas as outras publicações que tem a mesma marcação. Legal, né?

Conhece mais alguma técnica ou dica de como ganhar curtidas nas fotos do facebook? Deixe aqui nos comentários, certamente irá nos ajudar e diversos outros usuários que acessam nosso site. Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda.

Obrigado e até breve!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

WhatsApp chat