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Vendas mobile: um caminho sem volta

por | 15 mar, 2018 | Dicas de Marketing Digital

Sua empresa já realiza vendas mobile? Se ainda não ingressou nesse segmento, é melhor se apressar. Caso contrário, você começará a perder oportunidades para os seus concorrentes mais bem preparados.

De olho no crescimento acelerado nas vendas de smartphones e no uso do aparelho para fazer compras, empresas dos mais variados segmentos têm investido pesado em sites com design responsivo, e-commerces e aplicativos para facilitar o acesso aos seus produtos e serviços.

Neste artigo, vou dar algumas dicas de como preparar a sua empresa para captar e reter esse perfil de cliente interessado em novas ferramentas e em experiências diferenciadas de compra.

Alguns números sobre vendas mobile

Primeiramente, vamos falar da importância do celular usando alguns dados. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já são mais de  236 milhões de linhas em operação no Brasil (dados de dezembro de 2017).

Cada vez mais as pessoas utilizam seus telefones para ir muito mais além das ligações.

De acordo com a Criteo, empresa de tecnologia para e-commerce marketing, 44% das transações em varejos do Brasil foram feitas via app ou web mobile só no terceiro trimestre de 2017. Nesse mesmo período, as transações realizadas com celulares tiveram aumento de 51%.

Além disso, 16% das vendas via desktop foram precedidas de cliques em dispositivos móveis.

Diante de tantos números e de um nicho em plena ascensão o que você está esperando para apostar nas vendas mobile para melhorar a performance da sua empresa?

Dicas de como alavancar as vendas mobile da sua empresa

vendas mobile

Como você pode ver nos números que apresentamos para você, o mercado de vendas mobile está bem aquecido e você precisa ser ágil e estratégico para tirar proveito dele.

Confira algumas dicas de como investir corretamente no mobile e conquistar novos clientes:

Tenha um site responsivo

Se o seu site ainda não é adaptado para telas menores, como tablets e celulares, essa é a primeira atitude a ser tomada. Sem páginas de boa qualidade e responsivas, dificilmente você passará para o cliente a credibilidade e autoridade desejadas.

Aposte no omnichannel

Esta é uma estratégia que permite ao cliente iniciar a compra em um dispositivo e terminar em outro. Ele pode, por exemplo, comprar o produto pelo celular e retirá-lo na loja física, ou ir até a loja física, pagar via mobile e receber no conforto da sua casa. Essas facilidades atraem os consumidores antenados tecnologicamente e que procuram oportunidades de compras fáceis e diferenciadas.

Não despreze a experiência do usuário

A facilidade de ter um celular à mão para fazer uma compra deixou as empresas com uma tarefa desafiadora: reter o cliente com uma boa experiência de compra, sem que ele sinta necessidade de mudar para o site do concorrente. Para isso, comece reduzindo a burocracia na hora da compra. Otimize os formulários e as informações do processo de compra.

Use chatbots

Muitas empresas estão usando este recurso para otimizar a comunicação com o cliente. São robôs que respondem prontamente às dúvidas dos usuários 24 horas por dia, sete dias por semana. Esses robôs podem ser programados para oferecer outros produtos de interesse do usuário, fazer uma retenção e captura dados essenciais para a definição de novas estratégias de vendas.

Crie um app

Dependendo do porte da sua empresa, é possível criar um aplicativo para que o cliente possa acessar seu e-commerce com mais facilidade. Além de oferecer uma experiência de compra diferenciada, sua empresa pode manter uma comunicação efetiva por meio dessa ferramenta, enviando informações periódicas sobre novos produtos e promoções.

Apostar no nicho de vendas mobile só vai trazer vantagens para o seu negócio. Para otimizar os resultados de seus produtos e serviços é preciso estar sempre de olho no mercado para conhecer as tendências e as novas formas de atender às necessidades dos usuários.

Caso você precise consultoria de marketing digital para ingressar no mundo das vendas mobile com mais assertividade, venha conversar com a gente!

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Denis Michiotti

Denis Michiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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