(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

Trabalhar com blog vai trazer resultados?

por | 15 fev, 2018 | Dicas de Marketing Digital | 0 Comentários

A ideia de ter um blog de sucesso e conseguir destaque na internet parece um sonho, não é mesmo? Você sabe que muitas marcas já conseguiram isso, mas daí vem a pergunta: trabalhar com blog vai trazer resultado para o meu negócio?

Trabalhar com blog não é tão difícil assim, mas requer disciplina, organização e estratégia.

Hoje, vou mostrar como um blog corporativo pode (e deve) fazer parte das ações de marketing digital da sua empresa.

Por que trabalhar com blog é uma boa estratégia?

Para dar essa resposta, vamos falar sobre os influenciadores digitais, assunto muito citado atualmente.

Muitas pessoas criam seus blogs com a intenção de usar a internet para expor ideias sobre um determinado assunto (moda, beleza, ciência, política, entre outros temas). Com o passar dos anos, os conteúdos dessas páginas passaram a se tornar relevantes e os donos desses blogs se tornaram referência em seus segmentos, ganhando notoriedade.

Assim, o mesmo acontece com a empresa que aposta no blog como uma de suas ferramentas de marketing digital. Trabalhar com blog é uma maneira consistente de ganhar autoridade e virar referência sobre um determinado assunto.

Além de compartilhar conhecimento e expor opiniões, o blog também é uma poderosa ferramenta de venda, pois gera confiança no consumidor/leitor a médio prazo. Ele sente segurança em comprar produtos ou serviços de alguém que transmite credibilidade e conhece o mercado.

Essa credibilidade é construída muito em parte por conta do inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, uma estratégia que tem como objetivo oferecer materiais relevantes para o consumidor, de forma a instruí-lo adequadamente e prepará-lo para consumir determinado produto ou serviço.

E uma vez que no marketing digital o conteúdo é rei, podemos dizer que o blog é a base para divulgar boa parte dos materiais que a empresa pode oferecer, como e-books, guias, passo a passo, videoaulas, infográficos etc.

Quanto mais conteúdo relevante o blog criado pela sua empresa publicar, maior serão as oportunidades de ganhar notoriedade, conquistar o consumidor e vender mais com o marketing digital.

Viu só a importância do conteúdo para atrair público e por que você precisa trabalhar com blog hoje mesmo?

Dicas para trabalhar com blog e ser bem-sucedido

trabalhar com blog

Veja a seguir algumas dicas para conseguir trabalhar com blog de forma efetiva e conquistar os clientes certos para o seu negócio ou serviço:

1- Estude seu público

Há uma questão que você não pode esquecer: o blog da sua empresa servirá de suporte para que seu cliente ou potencial cliente entenda seu segmento e o produto/serviço oferecido. Sendo assim, você precisa saber quem é o seu público para montar um planejamento de conteúdo que atraia essas pessoas e atendam às necessidades delas.

2- Escolha o tema do blog

Todo blog tem um assunto definido, um segmento a ser abordado. Logo, antes de começar a escrever ou contratar uma equipe de redatores experientes, defina qual será o foco do blog da sua empresa. Quer um exemplo? Se sua empresa vende produtos saudáveis, ela pode criar um blog para postar textos relacionados a bem-estar, saúde e alimentação saudável.

3- Defina o tom do texto

Você precisa adequar a linguagem dos seus textos ao público que você pretende atingir. Se o seu público é formado por jovens, por exemplo, busque uma linguagem que eles entendam e se identifiquem. Se for grandes empresários, a linguagem não pode ser a mesma que a usada para os adolescentes.

4- Tenha periodicidade

Todo canal de comunicação precisa de uma periodicidade. Da mesma maneira que telespectador sabe que o seu programa preferido é exibido no dia x e no horário y, seus leitores também precisam saber quando devem acessar o seu blog para conferir as novidades. Será todo dia? Duas vezes por semana? Defina o cronograma e siga-o corretamente, de forma que você consiga educar seu cliente a acompanhar o seu blog.

5- Vá além do texto

As chances de os usuários serem engajados por textos acompanhados de imagens e vídeos é muito maior do que por materiais contendo apenas textos. A imagem e o vídeo atraem o leitor e fazem com que ele fique mais tempo no seu blog, reduzindo as taxas de rejeição.

6- Use boas ferramentas para publicação

Definidos público, tema e periodicidade, escolha uma boa ferramenta para formatar e publicar seus textos. Duas das mais conhecidas são Blogger e WordPress. Vale lembrar que ferramentas como essas podem automatizar o seu trabalho, uma vez que você pode deixar as postagens programadas para não ocorrer falhas nos dias e horários das publicações.

Existem boas agências de marketing digital no mercado que podem ajudar você criar um blog para o seu negócio de maneira efetiva, tornando-o uma ótima ferramenta de conteúdo relevante e venda. Se você ainda tem dúvidas de como trabalhar com blog, procure uma consultoria de marketing digital.

Na Leelah Marketing Digital uma das especialidades é a redação de conteúdo para blog, feita por jornalistas experientes e dedicados. São desenvolvidos conteúdos para blogs, textos institucionais para sites, e-books, newsletters e outros materiais para a sua empresa.

Nosso artigo ajudou você? Deixe sua opinião nos comentários! Certamente você irá colaborar com outros usuários que acessam nosso site. Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre muito importante!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

WhatsApp chat