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Como fazer um bom planejamento estratégico de marketing digital para 2018?

por | 18 jan, 2018 | Dicas de Marketing Digital | 0 Comentários

O planejamento estratégico de marketing sempre gera grandes expectativas para as empresas dos mais diferentes portes todo início de ano.

Com o objetivo de melhorar seus resultados em relação ao ano que passou, este acaba sendo o momento de rever as estratégias aplicadas e definir um novo planejamento estratégico de marketing tanto para o marketing offline e em especial para as ações de marketing digital.

Para traçar metas assertivas e bem-sucedidas, é necessário analisar com atenção e calma os caminhos que o mercado de marketing digital tende a seguir ao longo dos próximos meses.

Esse segmento promete mais inovação e crescimento em 2018 e para se manter na ativa e para se destacar as empresas precisarão contar com agências que entendam muito bem as tendências de marketing digital que prometem trazer resultados efetivos.

Tendências para ajudar você a montar um planejamento estratégico de marketing digital

planejamento estratégico de-marketing

Quer montar uma estratégia competitiva de marketing digital para a sua empresa em 2018? Então leia este artigo que vamos contar para você quais serão as grandes apostas do segmento.

Inbound marketing continua em alta

As fases do inbound marketing – atração, conversão, fechamento e conquista –continuarão sendo bem utilizadas em 2018.

As pessoas estão cada vez mais exigentes na hora de suprir suas próprias necessidades e vão dedicar suas atenções àquelas empresas que souberem trabalhar da maneira certa.

Sendo assim, por meio de um bom planejamento estratégico de marketing digital, as empresas identificarão com mais precisão as ferramentas digitais, técnicas de encantamento e conteúdos ricos capazes de despertar interesse, instruir, atender necessidades e manter seus clientes sempre fiéis.

Pequenas e médias empresas apostarão no marketing digital

O ano de 2017 foi difícil para muitos brasileiros. A crise levou empresas a encerrarem suas atividades e a aumentar o número de desempregados pelas cidades.

E em meio a esse cenário preocupante, o marketing digital ganhou espaço, já que as organizações precisaram dar mais atenção a estratégias que as aproximassem dos consumidores, como forma de venderem seus produtos e se manterem funcionando.

É fato que ingressar no mundo digital não é novidade, mas é importante ressaltar que as empresas que não investem no mundo digital não são vistas pelos seus consumidores.

Mobile em pleno crescimento

comunicação mobileO número de pessoas conectadas por meio de dispositivos móveis é cada vez maior.

De acordo com o estudo “Mobile & Maslow: hierarquia das necessidades do consumidor no digital”, conduzido pela ComScore, hoje o mercado mobile representa mais de 60% de todo o tempo digital na maioria dos mercado globais. Só aqui no Brasil a porcentagem de tempo de navegação por dispositivos móveis chega a 72%.

Diante de números tão expressivos, este é o momento certo para a sua empresa desenvolver estratégias promocionais e de conteúdo para chamar a atenção dos consumidores por meio do mobile. E por falar neste assunto, você já tem um site adaptado para dispositivos móveis?

Invista na experiência do usuário

Você já ouviu falar de Using Experience (UX)? Está é uma técnica que permite às empresas se conectarem com seus consumidores com mais rapidez e qualidade.

Um site adaptado para dispositivos móveis, páginas com carregamento rápido e conteúdo rico e de fácil acesso são algumas das questões que favorecem a experiência do usuário.

Mais do que um site bonito e com uma arquitetura bem estruturada, o usuário deseja que as marcas proporcionem a ele uma experiência de navegação e de compra. É como resultado, você terá seus conteúdos propagados pelas redes sociais, melhorando suas vendas e fidelizando seus consumidores.

Influenciadores e reviews devem receber mais atenção

Não é de hoje que o mercado percebe o quanto a opinião do amigo, vizinho, parente ou até mesmo de um desconhecido é determinante para que um produto ou serviço seja contratado ou não. Você já parou para pensar nisso?

Uma opinião de usuário serve de termômetro para uma estratégia de marketing. Quando positiva, pode levar a empresa a ratificar as ações do tipo e criar outras de conteúdos semelhantes. Quando negativa, leva a empresa a fazer ajustes na sua estratégia ou até mesmo se retratar como forma de manter a boa relação com o cliente.

E se em 2017 o que mais se viu foram influenciadores, em 2018 essa tendência deve ganhar força. A opinião de pessoas famosas por seus canais YouTube e blogs segmentados ou até mesmo de celebridades de grandes massas como TV e rádio vão continuar ajudando as marcas a terem mais visibilidade e a ganharem mais credibilidade para seus produtos e serviços.

Sem dúvida, caso seu produto tenha este apelo, buscar por influenciadores para realizar reviews sobre seus produtos ou serviços pode ser uma estratégia interessante para colocar no seu planejamento estratégico de marketing em 2018.

Comunicação por voz

comunicação mobileEquipamentos como Amazon Echo e Google Home fizeram grande sucesso em diversos países em 2017 e provaram que a busca por comando de voz tende a ser cada vez mais comum e ganhará muita força em 2018.

Para se ter uma ideia da importância dessa ferramenta, o Google Home divulgou um infográfico a partir de uma pesquisa realizada em 2014 sobre o assunto e constatou que, naquela época, 55% dos jovens e 41% dos adultos já usavam comandos de voz para fazer buscas na internet pelo menos uma vez por dia.

Logo, é importante que as empresas passem a entender melhor esse recurso para incluí-lo em suas estratégias de busca orgânica e de SEO. Lembre-se: o mercado de marketing digital se renova continuamente e quem fica para traz perde vendas!

Por esse motivo tenha bastante atenção ao seu planejamento estratégico de marketing e coloque algumas ações como listamos acima no radar.

Uso da geolocalização para oferecer produtos e serviços

As plataformas que permitem segmentação por geolocalização podem ir muito além de uma simples pesquisa feita no Google em busca de produtos e serviços. A aliança geolocalização e marketing está cada vez mais firme e promete surpreender em 2018.

Vamos dar alguns exemplos simples: imagine que uma pessoa está passeando no shopping e recebe uma mensagem da sua loja oferecendo determinado produto com desconto. Ou está utilizando o GPS bem na hora do almoço e ao passar bem pertinho do seu restaurante você oferece a ela uma sobremesa grátis?

Parece algo fora do comum, mas esta pode ser uma ótima estratégia para despertar o interesse do seu cliente. E acredite, essa estratégia não é nova. De acordo com levantamento da empresa de tecnologia Swirl, em 2013, 77% dos entrevistados disseram que informariam dados de sua localização se recebessem algo de valor em troca.

Mais preparo e inovação por parte das agências

Como você pode perceber, o mercado de marketing digital está em constante aquecimento e mudança. Por isso, as empresas que vão ingressar nesse segmento deverão procurar com cautela as agências mais preparadas no que diz respeito a tendências, ferramentas e suas formas de uso.

Por consequência, os profissionais de marketing terão mais oportunidades de trabalho e a exigência de estarem atualizados o tempo todo, tornando o universo das agências ainda mais abertos a contratar pessoas antenadas e prontas para atender às necessidades dos clientes.

Se a sua empresa deseja alavancar os negócios em 2018 o primeiro passo é fazer um planejamento estratégico de marketing e depois buscar uma boa consultoria de marketing digital.Venha conversar com a gente!

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Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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