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O que é branded content e como ele pode ser poderoso?

por | 30 jan, 2018 | Dicas de Marketing Digital | 0 Comentários

Você já ouviu falar em branded content? Pode nunca ter ouvido esse termo, mas certamente foi impactado por ações desse tipo em algum momento.

Nessa estratégia de marketing, a campanha foca seus esforços para divulgar uma marca e tudo o que está ao redor dela. Não é necessariamente uma venda, mas ajuda o leitor a se lembrar de determinada empresa e os valores que ela quer passar.

Entre os principais objetivos do uso do branded content estão ajudar a empresa a divulgar seus valores, elevar o posicionamento no mercado e incutir nas pessoas uma lembrança boa da marca.

Para que tudo isso ocorra, a empresa aposta em uma ação que aguce a curiosidade e surpreenda o consumidor, por meio de mensagens reflexivas, emotivas ou divertidas.

Geralmente o branded content usa o meio digital para trabalhar, pois depende do engajamento do público para medir o seu sucesso. Ou seja, se a iniciativa “cai na boca do povo” e é espontaneamente compartilhada, significa que deu certo.

Cases e um pouco de história

O branded content foi apresentado ao mundo em 2001. De acordo com o livro Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez, nesse ano a BMW lançou uma série de filmes chamada The Hire, onde um automóvel da marca era sempre o coadjuvante.

Importantes diretores foram convidados para preparar os roteiros e o ator Clive Owen fazia o motorista em todos os filmes. O material foi disponibilizado para download na época e fez um sucesso imenso. Um ano depois, em 2002, o conceito de branded content ficou conhecido no mundo todo.

Confira alguns cases de branded content que se destacaram no mercado:

The Hire – BMW
Um dos filmes que compõe a série estralada por Clive Owen com participação de celebridades e dirigido por nomes de peso como Ang Lee e Guy Ritchie. Conforme citamos anteriormente, foi lançado em 2001 e abriu as discussões sobre o que é branded content. Ação divulga o produto e a força da marca.

 

Obrigado, Mãe – P&G
A marca aproveitou os Jogos Olímpicos Rio 2016 para falar do papel da mãe e do conceito de proteção que a marca pretende passar por meio de seus produtos.

 

Always – Like a Girl
Campanha de marca de absorventes transmite valores como empoderamento feminino, reforça a importância da mulher na sociedade e lembra que ela pode realizar coisas incríveis.

 

Diferença entre branded content e marketing de conteúdo

Muitas pessoas ainda confundem os dois conceitos, mas eles possuem contextos e objetivos diferentes.

O branded content foca na marca em si e reforça suas ideologias e produtos para o grande público, sem necessariamente levar o consumidor à compra. Além disso, é um trabalho desenvolvido dentro de um cronograma, pois tem começo, meio e fim.

Já o marketing de conteúdo usa o chamado funil de vendas para criar um relacionamento contínuo com o consumidor e levá-lo a efetuar a compra do produto.

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é tornar a empresa uma autoridade em seu segmento, uma vez que por meio de conteúdos relevantes a marca educa seus consumidores fiéis e em potencial. Além disso, o marketing de conteúdo aumenta o alcance orgânico da empresa nas buscas feitas no Google. Para esse caso, você pode recorrer às técnicas de SEO.

Por meio de ações planejadas a curto, médio e longo prazos, os profissionais focados em marketing de conteúdo utilizam blogs, postagens em redes sociais, vídeos, e-books, infográficos e outras estratégias para instruir o consumidor. E este, abastecido de informações, adquire o produto, ciente de que está fazendo um bom negócio.

Para se ter uma ideia, apostar em marketing de conteúdo é tão importante para um negócio que 71% das empresas já adotam alguma estratégia do tipo, de acordo com o Content Trends 2017, estudo divulgado pela Rock Content.

Nas duas estratégias as empresas contam com agências de marketing digital, que possuem profissionais preparados para planejar as ações, executá-las e mensurá-las de maneira mais assertiva.

Branded content vs Marketing de conteúdo

Não há como dizer se o branded content é mais eficiente que Marketing de Conteúdo ou vice-versa, porque ambas as ações dependem do objetivo que a marca deseja alcançar.

Para facilitar, vamos reforçar as informações.

Uma empresa opta pelo branded content se deseja:
– Reforçar ou renovar valores
– Divulgar novos produtos
– Ser lembrada pelo consumidor

E aposta em estratégias de marketing de conteúdo se quer:
– Tornar-se autoridade no seu segmento de atuação
– Reduzir os custos para atrair clientes
– Destacar-se nas buscas orgânicas do Google

E então, qual dessas estratégias é importante para o seu negócio neste momento? Se precisar de uma consultoria de marketing digital, venha conversar com a gente!

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Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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