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Marketing de relacionamento para vender mais

por | 22 fev, 2018 | Dicas de Marketing Digital | 0 Comentários

Um dos grandes desafios das empresas dos mais diferentes portes e segmentos é fidelizar um cliente. Por isso, o marketing de relacionamento é um assunto cada vez mais em pauta.

Diante de uma vasta gama de produtos e serviços disponíveis no mercado, as agências de comunicação e equipes de marketing das empresas precisam ser cada vez mais criativas na hora de desenvolver ações que tragam ótimos resultados.

E você sabe como conquistar um cliente? Através do chamado marketing de relacionamento. Vamos falar mais sobre ele?

O que é marketing de relacionamento?

Bom, a gente sabe que o marketing puramente dito é um conjunto de ações desenvolvidas para divulgar a marca e, consequentemente, aumentar as vendas de uma determinada empresa. E, quando se fala de marketing de relacionamento, essas ações também visam a venda, mas vão um pouco mais a fundo, para atender o cliente de maneira mais ampla e completa.

Entre as ações mais comuns utilizadas no marketing de relacionamento estão conteúdos personalizados, programas de fidelização, campanhas nas redes sociais e infoprodutos.

Ao conquistar a fidelidade de um cliente com estratégias de marketing de relacionamento, a sua empresa passa a contar com uma pessoa que, espontaneamente, vai “defender” a sua marca, uma espécie de “advogado” do seu negócio.

Lembre-se: quanto mais engajado o cliente estiver, mais vezes ele procurará a sua empresa para adquirir produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.

O que é importante saber sobre isso?

Um comportamento que não combina com marketing de relacionamento é a pressa.

Criar uma relação sólida com o cliente leva tempo. É um processo que pode ser comparado a uma amizade: precisa ser devidamente alimentada para se tornar sólida e verdadeira.

Por isso, é importantíssimo que todas as pessoas envolvidas no processo de fidelização de clientes conheçam muito bem os valores da empresa, as ações de marketing de relacionamento que foram desenvolvidas e a hora certa de abordar o cliente, de forma a não parecer invasivo.

Como usar o marketing de relacionamento para vender

Separamos algumas ações que você pode criar para atrair e fidelizar os clientes. Veja como um bom marketing de relacionamento é capaz de elevar os lucros, qualificar a clientela e fazer com que a sua empresa conquiste a autoridade diante de seus consumidores e de seus concorrentes.

Pesquise sobre o seu cliente

Você não consegue criar laços fortes com quem não conhece, não é verdade? Então passe a entender quem é o seu cliente. Que tal começar com uma pesquisa? Quanto mais informações você colher do seu cliente, mais embasamento terá para criar ações efetivas.

Mantenha o banco de dados atualizado

As informações que você recebe do cliente precisam estar sempre atualizadas e pronta para serem usadas, de forma que as estratégias sejam desenvolvidas para as pessoas certas. Esforce-se para fidelizar apenas os leads que, de fato, estejam interessados no seu negócio. Atirar para todos os lados fará você perder tempo e dinheiro.

Segmente seus clientes

Aquela pessoa que compra toda semana precisa de atenção diferenciada, se comparada a outra que compra a cada dois meses. Envie e-mails marketing oferecendo oportunidades e promoções distintas. Quanto mais você segmentar sua lista de clientes, mais resultados obterá.

Crie programas de fidelidade

Marketing de relacionamento é uma troca. Portanto, faça um programa de pontos para que seu cliente possa efetuar suas compras para ganhar descontos futuros e brindes especiais.

Melhore seus canais de comunicação

Ouvir o que o cliente tem a dizer é parte essencial de um bom marketing de relacionamento. Facilite o acesso e monitore os canais de comunicação da sua empresa, para que a clientela possa fazer reclamações, elogios e sugestões. Só assim você vai identificar pontos positivos e negativos e promover as mudanças necessárias para gerar maior fidelização.

Monitore o relacionamento

Seu cliente tem aberto os e-mails marketing da sua empresa? As campanhas criadas aumentaram as vendas? Sua equipe está devidamente treinada para atender e fidelizar o cliente? Toda e qualquer ação de marketing de relacionamento precisa ser monitorada em 360 graus, de forma que os erros sejam corrigidos a tempo e os resultados apareçam como esperado.

O marketing de relacionamento é um processo contínuo de ações que aproximam ainda mais o cliente dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Seja criativo em suas estratégias e, se precisar de uma consultoria de marketing digital, venha conversar com a gente!

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Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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