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Marketing 4.0: como aplicar este conceito na sua estratégia?

por | 20 set, 2018 | Dicas de Marketing Digital

Estamos em plena era do marketing 4.0. Sua empresa já se adequou aos novos tempos?

O foco no produto evoluiu para o foco no consumidor. Depois, deu lugar às relações humanas e, agora, entra na era do compartilhamento de informações.

Se pararmos para analisar a evolução do marketing ao longo dos anos, percebemos o quanto a internet e uma gama de tecnologias inovadoras transformaram as relações sociais, o comportamento de consumo e as estratégias das empresas para manter a clientela e atrair novos consumidores.

Marketing 4.0 é o nome do livro escrito por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno. Nele, o autor abre os olhos das empresas sobre novas formas de comunicação entre marcas e consumidores.

Para você entender melhor como aconteceram as mudanças nas relações entre consumidores e empresas, confira o infográfico abaixo:

Marketing 4.0: o marketing de influência

A evolução do marketing 3.0 para o marketing 4.0 levou à definição de três subculturas essenciais para a defesa de uma marca: jovens, mulheres e netzens.

Os jovens, diferentes dos consumidores mais conservadores e maduros, não temem novas tecnologias e desafios. Geralmente, as novidades são testadas por eles e somente depois ganham a grande massa de maneira mais solidificada.

As mulheres são consideradas chefes de família e são desconfiadas. Buscam incessantemente informações que comprovem que aquele produto ou serviço pode mesmo entrar em casa e fazer parte da família.

Geralmente, a mulher é um bom “termômetro” para análise de mercado. Se ela decide adquirir algum produto ou serviço é porque já esgotou todas as suas dúvidas e chegou à conclusão de aquela é a melhor opção.

E os netzens (cidadãos da internet) são conectores sociais e prezam pela democracia. Não hesitam em compartilhar informações para que o maior número possível de pessoas tenha acesso a elas, além de serem produtores de conteúdo, o que contribui para o desenvolvimento da internet e para o aumento de formadores de opinião a respeito dos mais diferentes assuntos.

Baseado nesse novo conceito, mais do que uma boa propaganda ou anúncio, as empresas precisam entender que o consumidor agora quer saber quem já adquiriu determinado produto para tomar a decisão de comprar também. E quer ser influenciado por algum membro dessas subculturas.

Vamos dar um exemplo: uma mulher está grávida pela primeira vez e chegou a hora de comprar alguns produtos essenciais para o bebê, entre eles as fraldas.

Certamente, ela tem sido “bombardeada” de informações de empresas do gênero, pois já vem há algum tempo compartilhando com os amigos nas redes sociais os detalhes da chegada do novo herdeiro e, justamente por isso, entrou no radar das empresas especializadas.

Mas, quando efetivamente vai comprar as fraldas, quem lhe ajuda a tomar a decisão: um anúncio ou a opinião de uma amiga que já passou pela mesma situação?

Com certeza, ela vai acatar a sugestão da amiga. Isso porque, nos dias de hoje, a indicação tem mais força do que a propaganda.

Antes de clicarmos nos anúncios e efetuarmos uma compra, perguntamos aos familiares e amigos qual marca escolher.

Calma, não estamos dizendo que você precisa parar de anunciar! Mas só essas estratégias não surtem mais o efeito de antes.

Por isso, é preciso apostar em depoimentos de clientes, testemunhais, vídeos de pessoas utilizando o produto ou serviço que você oferece, é a chamada “prova social”.

Além disso, para entrar no dia a dia do seu consumidor e despertar nele a vontade de indicar o produto ou o serviço que você oferece, é essencial apostar também numa estratégia bem interessante: no marketing de conteúdo.

 

O que é marketing de conteúdo? 

Marketing de conteúdo – também chamado de marketing de atração – é uma forma de educar o visitante do seu site para que ele se torne um cliente.

Se antes a venda de um produto era direta e reta, hoje é necessário provar para o potencial cliente o quanto sua empresa está preparada para atendê-lo. E essa comprovação se dá por meio de conteúdos relevantes.

Ao identificar o perfil do público a ser atingido e as suas dores, a empresa passa a desenvolver materiais que possam ajudar o visitante a compreender melhor as suas necessidades e nutri-lo de informação até que ele perceba que você é a solução que ele tanto precisa.

Esses materiais incluem artigos de blog, e-books, infográficos, vídeos, podcasts, webinars, posts de redes sociais, entre outros.

Por meio dos materiais ricos que você vai desenvolver e oferecer aos visitantes do seu site, sua empresa aos poucos vai ganhar notoriedade e se tornar autoridade no seu segmento. Dessa forma, o cliente vai logo perceber que você entende o suficiente do problema dele e indicá-lo para outras pessoas que estejam na mesma situação.

LEIA MAIS: Transforme propaganda em marketing de conteúdo

O marketing 4.0 oferece novas possibilidades de contato com o consumidor, desafiando as empresas a entenderem a fundo os interesses dos seus clientes e apresentando formas inovadoras de se conectar com eles e entre si.

Você viu que o marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing 4.0 e a estratégia que acaba amarrando todas as outras, não é? Comece investindo nisso! E se precisar de ajuda, procure uma consultoria de marketing digital!

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo! Deixe aqui seus comentários e compartilhe suas experiências com outros usuários que acessam nosso site.


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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