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8 gatilhos mentais para melhorar sua estratégia de marketing

por | 9 ago, 2018 | Dicas de Marketing Digital

Sabia que é possível usar gatilhos mentais para atrair o consumidor e levá-lo a tomar decisões?

Pois é! Esses gatilhos mentais são comandos que mexem com o inconsciente das pessoas e são muito usados em campanhas publicitárias. Esses recursos têm o poder de atrair clientes e incentivá-los a adquirir determinado produto ou serviço.

Quer conhecer alguns gatilhos mentais e entender como utilizá-los na sua estratégia de marketing? Então, leia o nosso artigo!

Gatilhos mentais para tomar decisões rápidas

Nem sempre nos damos conta, mas nosso cérebro toma decisões o tempo todo. Que cor de roupa vestir? Levar ou não o guarda-chuva? Comer pizza ou hambúrguer? Açúcar ou adoçante? Fazer um curso agora ou no mês que vem?

De acordo com estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Cornell (EUA), tomamos cerca de 226 decisões por dia somente quando o tema é comida. E à medida que nosso nível de responsabilidade aumenta, mais vezes colocamos o cérebro para trabalhar. Um adulto chega a tomar 35 mil decisões por dia!

E, certamente, muitas delas nós, que trabalhamos com marketing digital, ajudamos nosso consumidor a tomar, pedindo a ajuda valiosa dos gatilhos mentais.

Uma vez que as nossas decisões são tomadas no inconsciente do cérebro – conforme estudo do psicólogo Benjamim Libet, feito em 1983, ao usarmos determinadas palavras ou expressões de comando, nós levamos a informação justamente para essa região, conduzindo o consumidor à ação. Interessante, não é?

Vamos dar um exemplo: você acessa o site da sua loja virtual preferida e logo avista uma roupa com o banner “última peça”. Pode ser que você nem precise dela, mas o medo de nunca mais encontrar algo parecido ou de perder a oportunidade de comprá-la antes dos outros usuários pode fazer você clicar e comprar. Neste caso, foi usado o gatilho mental da escassez.

Importantes gatilhos mentais para você utilizar

Pode parecer desafiador encontrar os gatilhos mentais para levar o consumidor a tomar a decisão esperada. Mas nós vamos indicar aqui oito importantes comandos e seus significados para que você torne suas estratégias de marketing mais bem-sucedidas.

          1 – Escassez

Gatilho Mental - EscassezO gatilho mental da escassez leva o consumidor a adquirir determinado produto porque pensa que esta pode ser a última chance. O medo do arrependimento pode levar alguém a garantir determinado produto ou serviço naquele momento, mesmo que ele não seja tão essencial assim.

          2 – Urgência

Gatilho Mental - UrgenciaA famosa expressão “É agora ou nunca” se encaixa muito bem aqui no gatilho mental da urgência. Expressões que utilizam tempo para executar determinada ação são muito usadas em promoções-relâmpago. Ou seja, se o consumidor não se apressar, nunca mais terá uma oportunidade como essa.

 

          3 – Porquê

Gatilho mental - PorqueVocê já percebeu como as nossas decisões precisam de uma explicação, assim como as ações tomadas pelos outros? Esse embasamento é, muitas vezes, o “ponto da virada”, o empurrãozinho que falta para que o consumidor se sinta seguro em comprar um determinado produto ou serviço.

Esse porquê dá a quem ouve a certeza de estar adquirindo algo que vale a pena.

4 – Prova social

Gatilho Mental - Prova SocialAlguma vez você precisou saber quantas pessoas já se hospedaram em determinado hotel para decidir se fazia a reserva ou não? Esta é a chamada prova social.

Geralmente, as estratégias de venda precisam usar depoimentos e divulgar números de consumidores para atrair novos compradores. Se tanta gente comprou, então o produto deve ser bom, não é verdade?

 

5 – Autoridade

Gatilho Mental - AutoridadeSem querer, praticamos o gatilho da Autoridade todos os dias. Isso porque ele significa respeitar aquele que aparenta ser “maior” do que você. Podemos citar como exemplos as relações entre aluno e professor e funcionário e chefe.

No caso de marcas, essa autoridade é um processo alcançado à medida que a empresa se torna uma referência no segmento de atuação.

6 – Antecipação

Gatilho Mental - Antecipação

O gatilho mental de Antecipação é bastante usado para lançamentos de produtos e serviços. Da mesma maneira que um trailer bem feito deixa o público ansioso para assistir a um filme, uma propaganda que mostre que algo muito bom está por vir pode causar alvoroço semelhante.

Esse gatilho mental pode deixar as pessoas envolvidas, atraindo-as antes mesmo do produto efetivamente chegar às mãos delas.

 

7 – Reciprocidade

Por mais que o pensamento seja “fazer o bem sem olhar a quem”, é sempre bom quando somos surpreendidos com a reciprocidade de quem um dia foi ajudado por nós, não é verdade?

Que tal apostar nesse gatilho mental para atrair bons clientes? Você pode usar o marketing de conteúdo para oferecer conteúdo rico e gratuito antes de ofertar algum serviço pago.

8 – Garantia

Gatilho Mental - GarantiaPor mais que os recursos tecnológicos tenham facilitado os processos de compra, sempre bate aquele medo de comprar em um e-commerce pouco conhecido ou de que o produto não chegue no prazo estabelecido.

Para reduzir essas resistências, recorra ao gatilho mental da garantia. Se for um curso, ofereça a chance de devolver o dinheiro, caso o cliente não tenha resultados, ou de dar cupons de desconto caso algum produto não chegue na data estipulada.

Percebeu como os gatilhos mentais estão presentes no nosso dia a dia e como eles podem ser poderosas ferramentas de vendas nas nossas campanhas de marketing?

Escolha os que mais se enquadram nos seus objetivos e mensure os resultados!

Caso precisa de uma orientação profissional para montar a campanha e acertar no uso dos gatilhos mentais, procure uma consultoria de marketing digital especializada.

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Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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