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20 ferramentas úteis de marketing digital para o seu negócio

por | 30 maio, 2018 | Dicas de Marketing Digital

Para colocar em prática suas estratégias de marketing digital, nada melhor do que reunir uma série de ferramentas úteis para executar os projetos de forma mais fácil e rápida.

Como muitos recursos são pagos, é importante pesquisar bem e investir em ferramentas que realmente vão otimizar e tornar as ações de marketing digital mais efetivas.

Depois de montar uma lista de apps interessantes (veja aqui), a Leelah Marketing Digital fez uma pesquisa e selecionou 20 ferramentas úteis que podem ajudar você a obter bons resultados para o seu negócio.

 

20 ferramentas úteis de marketing digital

Confira abaixo a lista que elaboramos e veja quais recursos mais se encaixam nas estratégias que você pretende desenvolver para alavancar as suas vendas:

 

01 – Word2CleanHTML

Normalmente, a gente escreve o texto em uma plataforma de texto e só depois de formatá-lo do jeitinho que queremos, com negritos, itálicos e links, é que passamos para o WordPress e fazemos a otimização necessária. Mas com a ferramenta Word2CleanHTML a tarefa ficou ainda mais fácil. Ela converte um texto.doc em html e deixa tudo pronto para ser publicado nas plataformas de blog.

 

02 – AdBeat

Já imaginou poder dar uma olhada nos anúncios de outras empresas e descobrir novos concorrentes usando ferramentas úteis? A AdBeat é uma das que ajuda você a planejar melhor seus anúncios para alcançar melhores resultados. Você pode degustar os recursos por 30 dias e os pacotes pagos começam em US$ 99,00 mensais.

 

03 – Hemingway App

Uma das formas de alcançar uma audiência maior usando o marketing de conteúdo é apostando em textos com linguagem simples e acessível. E para se certificar de que suas palavras serão entendidas da maneira certa, o Hemingway App faz uma revisão, indicando as frases, palavras e expressões que podem comprometer a qualidade do seu texto. Ao final, o conteúdo recebe uma nota. Quanto menor, melhor a avaliação.

 

04 – AdGooroo

Usando esta ferramenta, você consegue monitorar os anúncios de até dez concorrentes, todos organizados de acordo com page view (número de visualizações de páginas). Com o AdGoooroo também dá para saber o posicionamento de cada anúncio e a incorporação de pesquisas por palavras-chave.

 

05 – Similarweb

Quer entender melhor como seus concorrentes atuam no mercado? A SimilarWeb pode ajudar. Na lista de ferramentas úteis, esse recurso faz um monitoramento de competitividade, oferecendo dados sobre engajamento social, conteúdos relevantes, tráfego, entre outros.

 

06 – KeywordSpy

Essa ferramenta tem como foco mostrar para você a lista de palavras-chave que os seus concorrentes estão usando e o valor que gastam de Adwords. A KeywordSpy pode ser uma forma interessante de monitorar a performance das outras empresas e planejar com calma as próprias ações. Em inglês.

 

07 – Infogr.am

Se a proposta é enriquecer o conteúdo e atrair mais usuários, que tal apostar nos infográficos? O Infogr.am possui dezenas de layouts bem bacanas e recursos bem interessantes para deixar seu infográfico bem completo e atrativo. Vale a pena conhece esse programa e suas ferramentas úteis!

 

08 – Crello

Criar imagens para redes sociais, pôsteres e outras materiais de divulgação fica mais fácil com o Crello. Você escolhe a imagem e pode formatar do jeito que quiser. O site possui imagens e fotografias próprias e permite a criação de trabalhos animados.

 

09 – Buzzsumo

Esta ferramenta é uma importante parceira de quem desenvolve conteúdo. O Buzzsumo mostra os artigos mais acessados do momento de acordo com a palavra-chave que você escolher. É possível segmentar os resultados apresentados por data.

 

10 – Hotjar

Muito se fala em experiência do usuário ou UX, mas poucas exatamente sabem como planejá-la e mensurá-la. Pensando nisso, a ferramenta Hotjar monitora as interações dos usuários por meio de dados e mapas de calor.

 

11 – Alertas do Google

Esse recurso oferecido por um dos maiores buscadores do mundo ajuda você a ficar por dentro dos assuntos relacionados ao seu ramo de atuação. Além de saber o que andam falando sobre o assunto, a lista de resultados personalizada dos Alertas do Google pode servir de insights para bons conteúdos. Basta entrar na página, escrever as palavras-chave que lhe interessam e definir com que frequência deseja receber os e-mails.

 

12 – Reach Mail

Ao criarmos uma campanha de email marketing, precisamos ter diferentes versões para saber qual engaja mais. Esse teste A/B pode ser feito com a ajuda do Reach Mail. Ela dá ao usuário a chance de testar até cinco campanhas de maneira simultânea, mexendo em diferentes campos para ver qual composição fica mais adequado.

 

13 – Fanpage Karma

O Facebook possui uma série de métricas que ajudam você a traçar estratégias para engajar melhor o seu público. E existe uma ferramenta que vai além: a Fanpage Karma. Com ela você pode inserir a URL de qualquer fanpage, inclusive de concorrentes, e obter uma série de métricas de desempenho interessantes.

 

14 – Quora

Quora é ferramenta é uma rede social bem conhecida pelos profissionais que trabalham com marketing digital. Nela você seleciona os assuntos de maior interesse, faz uma pergunta sobre estes ou outro assunto, seleciona o idioma e recebe uma lista de resultados com materiais que ajudam a esclarecer suas dúvidas. O material apresentado pelo Quora servirá de base que você ter ótimos insights de conteúdo.

 

15 – Unbounce

Quer criar landing pages do seu jeitinho, mas não possui grandes conhecimentos de layout? Então você precisa conhecer a ferramenta Unbounce. Ela possui uma série de ferramentas úteis para você montar sua landing page, como imagens, textos, botões e formulários, além de ações de otimização. Outra vantagem é que a Unbouce é compatível com ferramentas de gerenciamento de conteúdo, CRM, automação de marketing etc.

 

16 – Survey Monkey

Questionários são ótimas maneiras de conhecer melhor os nossos clientes e coletar dados que nos auxiliem a definir estratégias com mais precisão. Para facilitar essa ação existe o Survey Monkey, uma ferramenta que serve para fazer pesquisas online. E o melhor: é grátis!

 

17 – MOZ

A ferramenta MOZ é capaz de avaliar a relevância de uma página, basta instalá-la na barra do Chrome. Ao digitar uma palavra-chave, o MOZ avalia os resultados e mostra a autoridade que cada página e de cada domínio. Com esses dados, você avalia quantos links apontam para cada resultado, o grau de dificuldade de ranqueamento de determinada palavra-chave e que tipo de estratégia deve ser adotar para o seu site conquistar um bom posicionamento nos resultados orgânicos do Google.

 

18 – Beacon

Para atrair bons clientes é preciso que a sua empresa ofereça um conteúdo relevante. Além de bons textos de blog e infográficos uma boa estratégia de geração de lead é o ebook. E sabia que existe uma ferramenta que ajuda você a montar um desses em pouco tempo? É a Beacon. A plataforma transforma seus posts de blog em ebooks. Você escolhe o layout, dispara e mensura os resultados.

 

19 – Powtoon

Que tal dar uma boa inovada nas suas apresentações e usar vídeos animados para tornar os conteúdos ainda mais relevantes? A ferramenta Powtoon ajuda você a criar a editar vídeos curtos ou longos. O trabalho final é muito semelhante a um desenho animado.

 

20 – Answers de Public

Precisa de um planejador de palavras-chave inteligente? Conheça a ferramenta Answer the Public. Você escreve a palavra-chave, escolhe o idioma e os resultados mostram como esse termo é usado nas pesquisas pelos usuários. É uma incrível plataforma para gerar insights de conteúdo que atendam prontamente às necessidades dos usuários.

Você conhece outras ferramentas úteis de marketing digital para otimizar os negócios e aumentar as vendas? Inclua as suas dicas aqui nos comentários! Certamente você irá ajudar outros usuários que acessam nosso site.

Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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