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Sua empresa é madura o suficiente para usar o Marketing Digital como estratégia?

por | 6 set, 2018 | Dicas de Marketing Digital

Tem sido uma jornada empolgante, sério mesmo!

Neste artigo de número 100 do nosso blog, escrito a quatro mãos, literalmente, por mim, Alessandra, e meu sócio, Denis, não poderia escolher um tema tão atual e relevante para empresas de todos os tamanhos: o marketing digital.

Sua empresa faz alguma ação de marketing digital? Se a resposta é sim saiba que você ainda é minoria.

É isso mesmo!

Apesar de parecer algo tão necessário num mundo tão conectado, grande parte dos negócios no Brasil ainda não está presente na internet.

Isso é o que mostra o estudo A Jornada Rumo à Maturidade Digital no Brasil, feito pelo The Boston Consulting Group, com 60 empresas brasileiras.

A maioria (61%) das companhias pesquisadas se encontra nos estágios iniciais do marketing digital. 87% delas ainda não utilizaram nenhuma técnica mais avançada de automatização.

E as poucas empresas que já estão olhando para o digital ainda operam com o pé no freio. Segundo pesquisa da consultoria norte-americana eMarketer, menos de 25% dos investimentos em marketing no Brasil estão direcionados para o marketing digital.

Só para se ter ideia, nos Estados Unidos, a participação de marketing digital chega a 44% dos investimentos publicitários. Já no Reino Unido, esse número alcança 61%.

Acredito que isso seja reflexo da falta de maturidade das organizações no Brasil. Muitas pessoas que conversamos sobre o tema acham que marketing digital é só administrar redes sociais ou anunciar no Google.

Sim, esta é uma parte do processo, importante também, mas é só uma pontinha do que é, de fato, o marketing digital, que inclui jornada de compra, interações multicanais, personalização de ofertas e conteúdo, automação e interligação de dados.

Ou seja, ainda há um caminho longo a percorrer até colocar o marketing digital como foco nas empresas, seja ela pequena, média ou grande.

 

Não comece a estratégia pelo telhado

Para começar, no dia a dia da agência, notamos que muita empresa (até mesmo as grandes) nem site tem. Ou tem um site antigo, feito em plataformas que não “conversam” com o Google.

Ter um bom site é fator decisivo dentro das ações de marketing digital, mesmo que ele seja “apenas” institucional.

Outra questão importante: hoje, um site que não é responsivo, ou seja, que não é adaptado para navegação em celulares, já está fadado ao fracasso.

Segundo ponto: não basta ter um site tecnicamente correto e responsivo. É preciso ter um site relevante, com conteúdo otimizado e de interesse do seu público.

Mas o que significa isso?

Significa criar conteúdo atrativo para responder aquilo que as pessoas estão buscando.

Por isso, tanto tem se falado em blogs, infográficos, ebooks, entre outros materiais que servem como atração para os possíveis futuros clientes. É o famoso inbound marketing.

Parece complicado, mas não é.

Hoje em dia, os consumidores pesquisam na internet, compram pela internet e se relacionam pela internet.

E as empresas precisam se preparar não só para a exposição da marca, mas também para antecipar a divulgação de produtos, ampliar a interação com o público, ouvir o que as pessoas têm a dizer e usar isso a seu favor e oferecer ofertas personalizadas, sejam elas online ou off-line.

Para fazer isso, é essencial o uso de dados para monitoramento e segmentação de clientes, mas isso ainda parece muito complexo para as empresas. Muitas delas ainda não têm uma compreensão profunda das jornadas de compra dos clientes e não sabem para onde ir e como alcançar resultados práticos (e lucrativos) com o marketing digital.

 

Vale a pena investir em marketing digital?

A pergunta que não quer calar é se vale a pena colocar o marketing digital na sua estratégia de marketing.

O estudo do BCG apontou que as empresas que tomam a liderança nesse processo podem chegar a 20% em incremento de receitas e alcançar ganhos de eficiência em marketing, incluindo redução nos custos de até 30%.

Mas isso não é do dia para a noite, claro!

Investir em marketing digital requer planejamento, apoio do alto escalão da empresa e profissionais especializados para colocar tudo para funcionar.

Espero que tenhamos ajudado você a entender um pouco mais sobre a importância do marketing digital. Continue nos acompanhando por aqui no blog, e que venham mais 100 artigos! Nos vemos por aí!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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