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Como um bom script de vendas faz toda diferença no atendimento via WhatsApp

por | 5 abr, 2018 | Dicas de Marketing Digital

Já pensou em criar um script de vendas para agilizar a oferta de seus produtos e serviços também pelo WhatsApp?

Um script de vendas servirá como um roteiro para você manter uma boa postura na hora de se relacionar com seu cliente.

Há quem pense que esse documento é voltado apenas para quem trabalha com telemarketing ou vendas de rua, mas ele pode ser facilmente adaptado para todo tipo de negócio.

Ao criar esse documento, é possível entender de uma maneira mais ampla os passos dados do momento da abordagem do cliente até o fechamento da venda e fidelização. Ao saber o que fazer em cada etapa, o processo de relacionamento fica mais otimizado e qualificado.

Por que usar um script de vendas no WhatsApp?

Para se ter uma ideia do poder do WhatsApp, um levantamento realizado pela SPC Brasil, em parceria com a CNDL, intitulado “Consumo por meio de aplicativos”, revelou que 59% dos brasileiros com acesso à internet já usaram o aplicativo para comprar algo. E 39% recorreram ao app para contatar a loja durante o processo de compra.

script de vendasCom tanta gente apostando no WhatsApp para vender produtos e serviços, montar um bom script de vendas e caprichar na abordagem, no atendimento e na fidelização podem ser medidas cruciais para se diferenciar da concorrência.

O próprio aplicativo já deu uma ajuda para os empresários, criando o WhatsApp Business.  Publicamos um artigo bacana sobre o assunto recentemente no nosso blog. Clique aqui para ler.

Reunimos outros números que reforçam a importância de incluir o WhatsApp na sua lista de ferramentas de vendas.

Em setembro de 2017, o WhatsApp divulgou em seu blog que havia atingido a marca de 1 bilhão de usuários ativos por dia, sendo 120 milhões só aqui no Brasil. Diariamente são enviadas 55 bilhões de mensagens. Dessas, 4,5 bilhões são de fotos e 1 bilhão são de vídeos.

Vale lembrar ainda que o Brasil possui 240 milhões de linhas de celulares ativas, de acordo com dados da Anatel. E tem mais: uma mensagem de WhatsApp tem 70% de chance de ser lida, de acordo com matéria publicada pela Digital Defynd.

Diante de tantos dados, não dá para usar esse aplicativo de qualquer jeito, certo? Por isso, é tão importante montar um bom script de vendas para oferecer um atendimento diferenciado de venda.

LEIA MAIS: Como aumentar as vendas com marketing digital?

Dicas de como montar um script de vendas no WhatsApp

script de vendas

Um script de vendas é um documento que pode ser modificado a qualquer momento. Isso porque, conforme o relacionamento com o cliente vai se aprimorando, novas estratégias de abordagem ganham forma.

Seguem algumas dicas de como montar o seu script de vendas e melhorar seu atendimento pelo WhatsApp:

Mensagem de boas vindas

Você já deve ter percebido que todo formulário de WhatsApp que você encontra na internet já possui um texto padrão da loja saudando o cliente e se colocando à disposição, não é verdade? Não despreze esta mensagem, pois ela é uma maneira cordial de iniciar uma conversa com o potencial cliente.

FAQ

A seção Frequently Asked Questions (Perguntas Mais Frequentes) agiliza o atendimento e não deixa o cliente esperando muito tempo por uma informação que pode ser simples de responder. Dessa forma, você pode elaborar uma lista com as perguntas mais recorrentes e usar até um chatbot para fazer o contato inicial com o cliente.

Perguntas de qualificação

Determinados questionamentos podem ajudar você a saber o quão interessado o cliente está. Perguntar quais os tipos de produtos ou, por exemplo, cores de sua preferência são algumas delas. Dessa forma, é possível criar listas de leads para realizar abordagens diferentes de atração, divulgação de promoções, retomada de contato ou fidelização.

Aposte nos gatilhos mentais

Você sabe o que são gatilhos mentais? São frases estratégicas usadas para influenciar uma pessoa a realizar determinada ação. Neste caso, eles vão servir para ajudar você efetuar a venda. Entre os gatilhos mentais mais comuns estão o da escassez (“está acabando”), urgência (“Termina hoje”), prova social (“Mais de mil pessoas já comprovaram a qualidade” e novidade (“Lançamento”).

Respostas de objeção

Também é importante levantar as possíveis objeções que o cliente pode ter. Por exemplo: O produto é caro? O frete não é atrativo? O produto do concorrente tem mais funcionalidades? Pense sobre os pontos fracos e já deixe as possíveis respostas prontas para rebater os questionamentos de maneira qualificada, fazendo a devida retenção e fechamento da venda.

Deixe sempre a porta aberta

Fechando ou não a venda é importante que o relacionamento não se encerre por completo. Quem adquiriu algum produto ou serviço precisa ser nutrido com promoções e novidades. Quem não adquiriu, precisa ser abordado em outras oportunidades, para que venha a ser tornar cliente.

Vá além do texto

Na hora de atrair, converter e fidelizar um cliente, use todos os recursos que o WhatsApp permitir. Aposte em gifs interessantes, imagens boas de produtos e vídeos para divulgar sua empresa. Quanto mais visual e criativo você for, mais engajamento você obterá do seu cliente. E esse comportamento pode gerar novas vendas!

Espero que nossas dicas sobre script de vendas possam ajudar você a melhorar seu atendimento e suas vendas pelo WhatsApp!

Lembre-se que é sempre importante procurar uma consultoria de marketing digital para definir com mais assertividade os processos e as formas de execução e mensuração.

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Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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