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Marketing digital: converta cliques em vendas

por | 23 ago, 2013 | Dicas de Marketing Digital | 0 Comentários

Os números mostram o que muita gente já percebeu: o marketing online – também chamado de marketing digital ou marketing na internet – dá resultado. As empresas estão cada vez mais percebendo o potencial de utilizar estratégias no mundo virtual para converter cliques em vendas, de maneira efetiva e sem investir muito.

Só para se ter uma ideia do tamanho desse mercado online, dados apontam que o internauta brasileiro está exposto a uma média de 1.800 displays publicitários a cada mês na internet. O relatório foi elaborado pela empresa de pesquisa ComScore, que mostra também que 130,6 bilhões de anúncios foram visualizados pelos usuários da rede em um único mês, com 72,6 milhões de pessoas impactadas. Os dados são de abril deste ano.

E os anúncios online são apenas uma parte de toda a estratégia de marketing digital. Tem ainda as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismo de Busca, em português), que nada mais é do que colocar a sua marca bem posicionada na busca orgânica (natural, sem anúncios) dos sites de pesquisa, especialmente o Google.

Estudos mostram a importância de estar bem posicionado no Google: os sites classificados de maneira natural (sem anúncios) na primeira página recebem 18% dos cliques; na segunda página, o índice de cliques cai para 10%. Outro dado interessante: 86% dos internautas preferem clicar nos resultados orgânicos a links patrocinados.

LEIA MAIS: Como funcionam os links patrocinados

Visto a importância de estar entre os primeiros “colocados” no Google, empresas brasileiras estão direcionando parte dos investimentos em marketing para a área de SEO. Números divulgados pela Abradi (Associação Brasileira de Agências Digitais) mostram que as companhias nacionais investiram R$ 123 milhões em SEO, em 2012, um aumento de 55% em relação ao ano anterior.

Como converter cliques em vendas

Mas não basta ser encontrado pelo público, o relacionamento com sua audiência precisa ser mantido e bem trabalhado. Nisso, as redes sociais são grandes aliadas. As grandes empresas já perceberam que a participação do consumidor na web é uma excelente oportunidade para manter um diálogo, ampliar o relacionamento e, inclusive, melhorar produtos e serviços por meio do feedback dado por seguidores na internet.

Entre as redes sociais, o Facebook é, sem dúvida, o mais utilizado. O potencial é enorme: 67 milhões de brasileiros estão conectados ali. E se gostam de uma marca não hesitam em compartilhar de suas opiniões com os amigos por esse canal.

Por isso, para atrair público – e consequentemente reverter sua audiência virtual em negócios reais – sua empresa precisa ser encontrada de maneira mais fácil pelos internautas, precisa se relacionar com eles, precisa fornecer conhecimento, oferecer conteúdo útil e informações relevantes. Uma das maneiras de conseguir isso é ter um blog em seu site.

Com o conjunto de todas essas ações de marketing digital, bem planejadas e bem executadas, é possível converter cliques em vendas!

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Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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