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Automação de marketing: como ela pode viabilizar os processos da sua empresa

por | 8 fev, 2018 | Dicas de Marketing Digital | 0 Comentários

Planejar e gerenciar campanhas de vendas e arrecadação de prospects (ou leads) é algo um tanto complexo sem as ferramentas adequadas. Não basta simplesmente lançar uma promoção. É preciso acompanhar todo o caminho que o possível cliente vai percorrer até fechar negócio com a sua empresa. Por isso, a automação de marketing é essencial para checar se as ações planejadas estão dando resultados e, se for o caso, traçar novas estratégias.

Sabemos que manter-se competitivo no mercado não é tarefa fácil. Por isso, é preciso estar visível a todo momento, especialmente na internet. Redes sociais, site, blog, sequência de email marketing, ebooks, entre outras estratégias digitais, devem ser oportunidades para estabelecer uma relação de engajamento com o seu público.

Ao mesmo tempo, “alimentar” e gerenciar conteúdo de todos esses veículos e promover campanhas que realmente dão resultado não é tarefa fácil, principalmente se sua equipe de marketing for enxuta.

As ações de marketing digital, quando bem planejadas e executadas, têm o objetivo de aproximar o cliente e converter negócios. E a automação de marketing vem para contribuir com todo esse trabalho, acompanhando de perto tudo o que está sendo feito.

Quer saber um pouco mais sobre o processo de automação de marketing? Neste artigo vamos explicar o que é e como você pode utilizá-la para facilitar os processos da sua empresa.

O que é a automação de marketing?

automação de marketing

A automação de marketing é o processo que vai facilitar o acompanhamento das atividades de marketing da sua empresa. Basicamente, são utilizados softwares que otimizam as atividades e são capazes de acompanhar toda a jornada de compra do possível cliente.

Com essas ferramentas você consegue observar o retorno e a produtividade de cada ação. A partir daí é possível pensar em manter e otimizar as estratégias que apresentam retorno e evolução, e substituir aquelas que não são rentáveis ou que não atingiram o objetivo esperado.

Vou lhe dar um exemplo bem simples.

O envio de e-mail marketing pode até apresentar algum resultado, mas não mostrará toda a sua real capacidade de conversão se não for monitorado após o envio.

Existem plataformas que não só facilitam o envio destes e-mails, como também monitoram o caminho do lead gerado e entregam o conteúdo específico baseado no tipo de comportamento dele.

Vamos supor que uma pessoa se interessou em receber o conteúdo da sua empresa e se cadastrou para receber a newsletter. Ela abriu os dois primeiros e-mails, mas não abriu o terceiro. Ao invés de seguir o fluxo e receber o quarto email programado dentro da estratégia, a ferramenta identifica que ela não abriu o terceiro email e “muda” o caminho da sequência, enviando uma mensagem nova antes de seguir com o que havia sido planejado.

Todo esse processo de automação de marketing auxilia não apenas as equipes de divulgação, mas especialmente o departamento de vendas, observando o que, de fato, gera conversão e promove o fechamento de negócios.

Mas não pense que, com a automação de marketing, você deliberará as ações para “máquinas”. É preciso ter profissionais especializados em marketing digital para desenhar a estratégia, acompanhar os resultados das ações e fazer todas as alterações necessárias para atingir os objetivos.

Exemplos de automação de marketing

automação de marketing

Agora que você já leu um pouco mais sobre o assunto, este é o momento de conhecer algumas possibilidades reais que a automação de marketing pode oferecer ao seu negócio. Vamos lá!

A automação de marketing é peça-chave para fazer o gerenciamento dos leads capturados por meio das campanhas digitais em seu site, com anúncios ou nas redes sociais. Com o apoio desta ferramenta você passa a conhecer mais o interesse singular de cada cliente e passar a “nutri-lo” com o conteúdo específico que ele deseja.

Geralmente, a captação do lead começa oferecendo a ele algum material de interesse desse público: pode ser um ebook, um infográfico, um áudio, um vídeo, uma série de aulas, tutoriais, enfim, um conteúdo que sua empresa possa oferecer.

Por exemplo, sua empresa fabrica pneus para automóveis. Então, você pode fazer um ebook ou um vídeo com dicas essenciais para checagem do carro antes de viajar.

Para divulgar esse ebook, você pode usar seu site, blog, redes sociais, anúncios etc. Para receber o material, a pessoa preenche um formulário de captura com nome, e-mail e algum outro dado que você julgar necessário. Assim, ela recebe o conteúdo desejado e passa a fazer parte da sua lista de leads (ou prospects).

É aí que o trabalho de automação de marketing começa efetivamente. Haverá toda uma “jornada” com sequência de e-mails e outros materiais para alimentar esse lead com informações que ele precisa. Já que ele se cadastrou para receber informações sobre manutenção preventiva, provavelmente terá interesse em receber dicas para deixar o carro limpo ou segurança para crianças nos veículos, não acha?

Assim, você vai informando e criando uma relação de confiança com o lead até chegar o momento de fazer uma oferta “matadora” – o que neste exemplo seria uma superpromoção de pneus.

Resumindo, com a automação de marketing você encontra toda o suporte que precisa para captar leads, trabalhar a sua lista de interessados, estabelecer ou reforçar o relacionamento da sua marca com o público e, posteriormente, vender.

LEIA MAIS: Sua empresa está preparada para investir em marketing digital?

Se você ainda tem dúvidas de como utilizar a automação de marketing no seu negócio, procure uma consultoria de marketing digital e descubra como um trabalho bem estruturado pode ajudar você a melhorar os resultados.

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Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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