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A importância da inteligência artificial no marketing digital

por | 18 out, 2018 | Dicas de Marketing Digital

O tema inteligência artificial ainda arrasta muita gente para o cinema. É instigante para o grande público ver máquinas adquirindo conhecimento e realizando ações que parecem totalmente fora da realidade.

Entretanto, a vida vem imitando a arte e muitas coisas antes vistas apenas na telona já fazem parte do dia a dia de muitas empresas. A Bia do Bradesco, a Lu do Magazine Luiza, e a assistente do Google são exemplos de como a inteligência artificial já faz parte da rotina das pessoas.

O marketing digital tem apostado nesse mecanismo com sucesso para agilizar tarefas e otimizar resultados há algum tempo.

Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para o seu negócio e como ela já se faz presente nos relacionamentos entre empresas e consumidores.

Antes de tudo, o que é inteligência artificial?

Inteligência artificial é a capacidade que robôs, computadores e demais softwares possuem de “pensar” como os seres humanos.

Assim como o homem, essas máquinas vão ampliando seus conhecimentos de maneira permanente, a partir do próprio aprendizado e do aprendizado adquirido por outras máquinas.

Já é possível identificar essa incrível capacidade das máquinas em ação no marketing digital e avaliar o quanto esse recurso pode ser bom para as empresas.

Nós listamos aqui três importantes benefícios:

  • Automação do marketing

Nas mais diferentes tarefas, o uso da inteligência artificial pode automatizar campanhas de marketing com base nas preferências e hábitos dos consumidores.

  • Otimização do tempo

Delegar tarefas para as máquinas pode gerar alguns benefícios, entre eles a redução de tempo. Assim, profissionais mais estratégicos podem focar seus esforços para fazer análises dos resultados e desenvolver campanhas inovadoras.

  • Melhoria na mensuração de dados

Máquinas compilam informações com agilidade e grande precisão, o que pode ser um fator aliado para empresas que trabalham com dados.

Exemplos de inteligência artificial no marketing digital

A sua empresa já usa inteligência artificial no dia a dia ou nas estratégias de marketing? Aqui, separamos quatro maneiras de inserir este recurso tecnológico no seu negócio. Veja:

Chatbots

De acordo com dados do Gartner, cerca de 85% das interações entre consumidores e marcas se darão por meio de inteligência artificial.

Hoje já é possível identificar muitos chats de e-commerce que contam com inteligência artificial para fazer o primeiro contato com o cliente e responder a perguntas mais simples. Quando a dúvida é mais complexa, um ser humano entra em ação.

Há máquinas que são programadas até mesmo para ajudar a escolher os produtos mais recomendados para o perfil de cada cliente, caso o que ele procura não esteja disponível no estoque, por exemplo.

Administração de redes sociais

Se bem combinada com ferramentas de automação de marketing, a inteligência artificial pode ajudar você a segmentar o público de suas redes sociais de maneira bem mais efetiva.

Ferramentas de gerenciamento de mídia social aliadas à inteligência artificial podem conhecer os hábitos dos usuários e oferecer conteúdos relevantes e personalizados. Essa estratégia pode aumentar em até 20% as chances de venda, de acordo com uma pesquisa publicada no site da Oktopost.

Curadoria

Grandes empresas incluem a inteligência artificial em seus serviços, funcionando como uma espécie de curadoria para o usuário.

Um artigo publicado pelo Marketing Artificial Intelligence Institute (MAII) cita três exemplos. O primeiro é a Netflix, que usa dados para indicar filmes aos usuários e produzir filmes e séries de acordo com as preferências de seus espectadores.

A Amazon também usa esses recursos para indicar produtos que se encaixem bem com o perfil dos clientes que compram pela plataforma.

E o terceiro exemplo é o The Washington Post, que usa sistemas de inteligência artificial para escrever e exibir conteúdos estratégicos e impulsionar o engajamento.

Resultados de busca

O Google, o maior buscador do mundo, não poderia ficar de fora, não é verdade? A inteligência artificial é um recurso usado para oferecer resultados de busca cada vez mais completos e assertivos, inclusive por voz.

Outros recursos, como tradução de vídeos e busca por fotos, também já fazem uso de robôs inteligentes.

Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial pode ajudar no segmento de marketing digital.

Ainda há uma infinidade de caminhos a serem explorados, mas a dica mais importante que podemos deixar é: comece a acompanhar o assunto agora mesmo!

Se você deixar para estudar inteligência artificial somente quando seus concorrentes mais próximos já estiverem experientes, será quase impossível alcançá-los!

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários! Envie também sua sugestão de novos temas para o nosso blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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