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Taxa de conversão: o que é e como medir?

por | 17 maio, 2018 | Campanhas Digitais

Toda a ação em marketing digital pode ter sua performance medida por meio de uma taxa de conversão. Você sabe o que é isso?

A taxa de conversão é uma série de resultados numéricos que ajudam empresas e profissionais de marketing e vendas a avaliarem se as estratégias estão trazendo os resultados esperados ou não.

Hoje em dia, ainda é muito comum encontrarmos no mercado empresas que gastam muito dinheiro com ações de marketing, sem saber exatamente o retorno de todo esse investimento. Atitudes como essas são como dar tiros no escuro e, certamente, não surtirão os efeitos desejados.

Neste artigo, você saberá mais sobre a importância da taxa de conversão e como as informações que ela traz podem influenciar as ações de marketing digital.

 

Para que serve a taxa de conversão?

Há quem pense que a taxa de conversão só é usada por equipes de vendas, mas isso não é verdade.

As informações em forma de números que a taxa de conversão apresenta são capazes de medir a performance de qualquer atitude de marketing digital. Sendo assim, os gráficos podem trazer, por exemplo:

  • Seguidores curtiram um determinado post nas redes sociais.
  • Quantidade de pessoas que preencheram um cadastro no site.
  • Número de leads que baixaram um e-book.
  • Pessoas que compraram um produto por meio de seu anúncio.
  • Quantas pessoas clicaram no call to action de uma landing page.

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Os dados da taxa de conversão também podem mostrar o aumento de seguidores de uma fanpage, a quantidade de compartilhamentos de um vídeo promocional publicado no Facebook, entre outras possibilidades.

A taxa de conversão apresenta os resultados com base nos KPIs de uma campanha (key performance indicator ou indicadores de performance, em tradução literal). Eles são definidos antes mesmo da ação ir para o ar, uma vez que eles são a base do escopo da campanha a ser criada pela equipe de marketing digital.


O que fazer com os números da taxa de conversão?

taxas de conversão

As tabelas e gráficos gerados vão guiar os responsáveis pelas estratégias de marketing digital no que diz respeito ao desempenho das ações.

Se os números apresentados estiverem dentro da expectativa de empresa e profissionais de marketing digital, significa que a campanha atingiu o seu objetivo. Este pode ser um momento bom para desenvolver mais ações semelhantes, com novos recursos, para alcançar metas ainda maiores.

Se as tabelas trouxerem números abaixo do esperado, será necessário reunir a equipe para rever a campanha, identificar o erro e definir os novos rumos.

Vale lembrar que não existe uma periodicidade para a obtenção da taxa de conversão. Tudo depende da estratégia que está sendo criada. O relatório com os números pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral… Tudo vai depender das necessidades da campanha.

 

Taxa de conversão e funil de vendas

De uma maneira geral, a taxa de conversão obedece ao funil de vendas de marketing digital. Ou seja, os números vão mostrar a conversão de visitantes em leads, de leads em oportunidades e de oportunidades em clientes.

E para que o visitante entre no funil e se transforme em cliente são necessárias inúmeras campanhas de engajamento para cada etapa, que são realizadas por meio de redes sociais, landing pages, e-books, posts otimizados de blog, entre outras. E em cada uma delas é avaliada a performance por meio da taxa de conversão.

Qualquer número muito fora do esperado causa um gargalo no processo e ele precisa rapidamente ser descoberto e resolvido para que a ação tenha continuidade e todas as etapas de conversão sejam bem-sucedidas.

Entendeu porque a taxa de conversão é tão importante?

Portanto, nunca coloque em prática uma ação de marketing digital sem acompanhar com atenção a taxa de conversão. Ela dará informações relevantes sobre o desempenho do que foi realizado e servirá de base para as próximas decisões.

Caso você precise de ajuda para avaliar com precisão as taxas de conversão da sua empresa, procure uma consultoria de marketing digital e tenha ao seu alcance profissionais especializados para lhe ajudar a definir as melhores estratégias.

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Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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