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Tenha um stand de vendas 24h por dia trabalhando por você

por | 7 jun, 2018 | Campanhas Digitais

Abrir uma loja virtual é como ter um stand de vendas disponível para o cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Seja no desktop ou em dispositivos móveis, com apenas alguns cliques os visitantes podem conferir detalhes dos produtos ou serviços disponíveis e efetuar a compra com comodidade e segurança.

O e-commerce é uma estratégia bem interessante de venda de produtos e serviços. Usando plataformas cada vez mais intuitivas, é possível montar um stand de vendas com investimento inicial geralmente baixo.

Mas, calma! Não basta criar sua loja e achar que os clientes virão como num passe de mágica! Assim como numa loja física, é preciso divulgação, alta capacidade de gestão, um bom planejamento estratégico e a adoção de algumas ferramentas de automação de marketing.

Vamos falar mais sobre este importante stand de vendas em nosso artigo, ok?

 

E-commerce: um stand de vendas promissor

Em 1979, quando Michael Aldrich inventou um sistema pioneiro que processava transações online B2C (de empresa para consumidor) e B2B (de empresa para empresa), talvez ele nem imaginasse que o e-commerce ganharia tanta projeção.

Os anos 1990 chegaram, Tim Berners-Lee ajudou a popularizar a World Wide Web (www) e as transações comerciais eletrônicas ganharam novos formatos.

E, se você quer saber, os números comprovam que ter um stand de vendas virtual pode ser bastante promissor para a sua empresa.

Infografico Stand de Vendas

Se você é um empresário, possui bons produtos ou serviços e deseja usar a internet como um stand de vendas 24h, aproveite os dados que citamos acima para analisar o mercado com calma e fazer um bom planejamento de marketing digital para o seu negócio!

Precisa de algumas orientações? Continue lendo o artigo!

 

Como montar um bom stand de vendas na internet

Antes de qualquer coisa, você precisa definir o tipo de negócio você pretende criar, ou seja, se seu stand de vendas virtual será B2B (de empresa para empresa), B2C (de empresa para consumidor) ou C2C (de consumidor para consumidor), e se seus produtos serão físicos ou digitais.

Depois de definir o que pretende vender, qual o perfil do cliente e quais serão os fornecedores, seu stand de vendas precisa de uma boa plataforma para se hospedar e garantir a qualidade do serviço esperada pelo cliente.

Existem muitas plataformas disponíveis para você montar seu e-commerce. Nós vamos citar três aqui para você:

Woocommerce: este plugin gratuito permite que você venda qualquer tipo de produto (físico ou digital). Integrável ao WordPress, oferece uma gama bem ampla de configurações com controle total, entre formas de pagamento (são mais de 100), tipos de entrega e extensões como o Google Analytics para você fazer a mensuração dos resultados do seu stand de vendas.

Confira abaixo o vídeo (com legendas em inglês), feito pela própria plataforma:


Loja integrada:
esta plataforma permite que médias e pequenas empresas configurem seu stand de vendas do jeito que quiserem. De forma intuitiva, é possível configurar todos os processos com facilidade.

A Loja Virtual oferece planos gratuitos e pagos e integração com Marketplaces. E todo o projeto do cliente fica salvo na nuvem.

Assista ao vídeo narrado em português sobre o funcionamento da Loja Virtual:


Mercado Livre:
quem tem uma loja virtual pode integrá-la ao Mercado Livre. Ao habilitar a integração nesta plataforma de marketplace, o responsável pelo stand de vendas preenche os dados, escolhe quais produtos deseja vender na plataforma e quais serão as formas de divulgação, pagamento e entrega das mercadorias.

No vídeo abaixo, narrado em português, o Mercado Livre ensina como fazer um bom anúncio na plataforma para destacar seus produtos.

Mas você deve estar se pergunta: qual deles escolher? Se estiver começando e sem clientela, opte pelo marketplace. Neste shopping virtual você poderá oferecer seus anúncios juntamente com outras empresas/pessoas, atraindo compradores não pela sua marca, mas pelo seu preço competitivo, qualificação do serviço, anúncio e forma de entrega.


Como potencializar a performance do meu stand de vendas?

Como falamos, um e-commerce funciona como um stand de vendas, mas como qualquer outro negócio precisa de investimento para colocar produtos e serviços em evidência, além, claro, de mensurar os resultados. Por isso, nunca abra mão das ferramentas de marketing digital, ok?

Vamos deixar aqui algumas dicas:

Otimize seu e-commerce

Recorra às técnicas de SEO para tornar as páginas amigáveis e, assim, conquistar uma boa posição nos resultados do Google

Invista em anúncios pagos

Aposte nos links patrocinados e em programas de afiliados para aumentar a visibilidade do seu stand de vendas e dos produtos e serviços.

Relacione-se com os clientes

Ferramentas de automação de marketing para envio de e-mail e gestão de CRM ajudarão você a fazer um bom marketing de relacionamento e definir estratégias diferentes e simultâneas para manter seus clientes de perfis diferentes sempre por perto.

Tenha um blog

Por meio de conteúdos relevantes postados em um blog você terá a chance de educar e informar o cliente a respeito dos seus produtos, oferecer boas dicas e ainda se tornar um autoridade no segmento no qual sua empresa atua.

Use as redes sociais

Estude onde está o seu cliente e se faça presente nas redes sociais que eles acessam. Faça posts de engajamento e divulgue seus produtos e promoções do seu stand de vendas. Este pode ser um poderoso canal de comunicação com o seu cliente.

Quanto ao stand de vendas em si, temos as seguintes dicas para você:

– Garanta a segurança do seu site de seus clientes na hora da compra com o certificado de segurança SSL.
– Invita em um site responsivo e melhore suas vendas mobile.
– Ofereça várias opções de pagamento e entrega.
– Atraia o cliente com bons valores de fretes e com gratuidades quando for possível.
– Descreva em detalhes os produtos. Quanto mais informação, mais bem preparado o cliente estará para comprar o seu produto.
– Capriche na apresentação visual dos produtos.
– Abra bons canais de comunicação com o cliente, como chatbots e whatsapp business, por exemplo.
– Aumente a permanência do cliente nas suas páginas oferecendo outras sugestões de compras.
– Acompanhe os reviews para entender as necessidades dos clientes e identificar as melhorias que devem ser feitas nas suas páginas.

Gostou do nosso artigo sobre stand de vendas? Então deixe sua opinião nos comentários! Envie também sua sugestão de novos temas para o nosso blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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