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Transforme propaganda em serviço com o marketing de conteúdo

por | 27 jan, 2016 | Campanhas Digitais | 0 Comentários

Antes de falarmos sobre marketing de conteúdo, vamos começar este artigo com uma pergunta: qual das mensagens abaixo despertaria mais o seu interesse:

A) Adquira o melhor seguro-viagem internacional do mercado por um preço imperdível e mais: 10x sem juros e sem entrada.

B) Você sabia que uma simples consulta médica de emergência no exterior pode custar até R$ 5000! Se você tem uma viagem marcada para fora do país, é interessante pesquisar sobre o seguro internacional. O investimento é bem menor do que você imagina.

Tenho certeza que a mensagem B causou muito mais impacto, mesmo sem estar fazendo uma venda direta de um produto. É porque ali tem conteúdo, tem informação relevante para não só para sua compra, mas também para o seu conhecimento sobre o assunto.

Explicando melhor o exemplo, a mensagem B traz um conteúdo informativo, com dados importantes e relevantes para quem está planejando uma viagem para fora do Brasil, por exemplo. A pessoa ficará muito mais tentada a pesquisar sobre preços e valores de um seguro depois de saber que terá de desembolsar altos valores, caso precise de atendimento médico no exterior.

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Esse é o chamado marketing de conteúdo. Ao invés de ficar massacrando seu público com promoções e propagandas, você informa as qualidades e benefícios do seu produto ou serviço, sem nem precisar citar o nome da sua marca. Isso ocorre porque automaticamente sua empresa está se mostrando ao consumidor como uma “referência” no assunto ou segmento. A mensagem em si já é a propaganda.

Mas como fazer o marketing de conteúdo?

O principal meio de fazer o marketing de conteúdo é o uso de blogs dentro dos próprios sites institucionais. Pode ser por meio de texto, vídeo, podcast, enfim, o importante é fornecer artigos interessantes para aquele público. Uma pesquisa do Content Marketing Institute mostrou que a produção de conteúdo é considerada a maior tendência para 2016 entre os marqueteiros norte-americanos que atendem o mercado B2B.

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Mas para que a estratégia funcione, é preciso que os artigos sejam realmente bacanas, bem escritos, sem erros de português. A frequência também é importante. Estipule uma periodicidade e cumpra à risca. Se não puder escrever, pode contratar um redator ou agências de marketing digital que oferecem este serviço.

E aí, vamos começar a fazer um blog agora mesmo?

Espero que nosso artigo possa ajudar você. Sinta-se à vontade para compartilhar nossos artigos nas redes sociais e deixe suas sugestões e críticas nos comentários. Sua participação é muito importante para nós!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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