(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

O que é inbound marketing

por | 30 jun, 2015 | Campanhas Digitais | 0 Comentários

Como é difícil explicar em poucas palavras e de forma objetiva o que é inbound marketing ou marketing de atração. Isso porque trata-se de um conceito bastante abrangente e que ainda é pouco utilizado pelas empresas brasileiras. Bom, mas vamos tentar simplificar: o inbound marketing envolve estratégias de marketing digital baseadas em atrair o interesse do público-alvo, oferecendo algo de útil a ele ao invés de ofertar diretamente um produto ou serviço.

Uma das principais estratégias utilizadas para ganhar o interesse das pessoas é o marketing de conteúdo, ou seja, artigos em blogs, ebooks, infográficos, vídeos e outros “produtos online” com temas e assuntos que despertem a atenção daquele usuário. Apesar de ser uma das ferramentas mais usadas, existem outros caminhos, como webinários, podcasts, testes, questionários, pesquisas, fóruns, conteúdos em mídias sociais, táticas de SEO e até ações de relações públicas entram no conceito de inbound marketing.

O maior objetivo do inbound marketing é ampliar a comunicação com o público-alvo e construir uma relação duradoura, de confiança mesmo, tornando a marca referência em um determinado assunto ou segmento.

O que é inbound marketing e quais as suas vantagens

Além de criar um relacionamento muito mais profundo com o seu público, o inbound marketing ainda tem a vantagem de ser muito mais barato que o outbound marketing, aquele marketing tradicional (mais exatamente 62% de economia, segundo pesquisas da área).

Outro dado interessante com relação aos investimentos, é que empresas que utilizam blogs em sua estratégia de inbound marketing conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma. Isso significa que mais gente está indicando os artigos e textos publicados ali.

Em resumo, podemos dizer que o inbound marketing não capta diretamente os clientes, mas atrai o público pelo o que a marca representa como autoridade no assunto, pelo o que ela cria e divulga em termos de conteúdo relevante. Desta maneira, podemos concluir que o inbound marketing atrai tráfego para o seu site, aumenta a relação de confiança entre marca e consumidor e é, sim, capaz de converter o visitante em lead (e depois em cliente). Vale a pena pensar no assunto!

LEIA MAIS: Como ganhar dinheiro na internet com o marketing digital

Gostou do nosso artigo? Então sinta-se à vontade para compartilhar nossos artigos nas redes sociais e deixe suas sugestões e críticas nos comentários. Sua participação é muito importante para nós!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

WhatsApp chat