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Inbound Marketing como tática de marketing digital para pequenas empresas

por | 9 mar, 2016 | Campanhas Digitais | 0 Comentários

Se você não conta com grandes orçamentos de marketing, preste atenção nesta dica de marketing digital para pequenas empresas.

Inbound marketing é uma tática perfeita de marketing digital para pequenas empresas. Para quem não está familiarizado com o termo, o inbound marketing consiste em criar conteúdos cativantes para atrair possíveis clientes até a sua marca, em vez de pressioná-los com mensagens diretas de venda. Se você quiser saber mais sobre o tema, clique aqui.

Mas você deve estar se perguntando: como vou atrair meu público sem fazer uma propaganda direta? Acredito que já deve ter visto que muitas empresas estão escrevendo seus próprios blogs, fazendo seus próprios vídeos, dando dicas e instruções úteis em diversos formatos ao invés de simplesmente dizer “compre de mim”. O objetivo é fazer com que os consumidores deste conteúdo se convertam em visitantes do seu site, da sua loja, e que isso, posteriormente, se transforme em oportunidades de venda.

Essas são apenas algumas maneiras de fazer o inbound marketing. E isso se encaixa perfeitamente nas ações de marketing digital para pequenas empresas, porque não requer orçamentos altos. E o mais legal: se bem feitas, as marcas menores passam a obter o mesmo poder de marketing das que dispõem de boa quantia para investimento.

Desafios no inbound marketing

Cada vez mais empresas vêm adotando o inbound marketing dentro de planejamento de marketing. E isso também tem acontecido com as pequenas corporações. Uma pesquisa da Hubspot realizada no fim do ano passado com 1.243 entrevistados na América Latina mostra que o inbound é a estratégia de marketing dominante para empresas com menos de 200 funcionários.

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O que acontece é que, muitas vezes, os pequenos empresários temem o investimento por não saber exatamente como medir o retorno sobre ele (ROI). Este é realmente um grande desafio, mas é possível fazê-lo. Para isso, é necessário ter métricas bem estabelecidas e analisadas antes e depois das ações.

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Além disso, o sucesso do inbound marketing depende também da total integração com a equipe de vendas. Estabelecer as metas em conjunto e buscá-las com iniciativas “casadas” é essencial. Vou dar um exemplo. Vamos supor que o marketing faça uma campanha de inbound e atraia 50% mais potenciais clientes (leads) ao site ou loja. No entanto, no momento de fechar a venda, o time de vendedores não estava alinhado à estratégia, perdendo clientes em potencial e prejudicando o resultado de ROI.

Vale lembrar que o inbound funciona para qualquer tipo de empresa. Não importa quem seja o seu cliente, o inbound é a melhor tática para chegar a eles.

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