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Aposte no marketing de conteúdo para transformar o seu negócio

por | 27 jan, 2016 | Campanhas Digitais | 0 Comentários

Você sabe o que o marketing de conteúdo pode fazer pelo seu negócio?

Vamos começar a falar desta estratégia poderosa com uma pergunta: qual das mensagens abaixo despertaria mais o seu interesse:

A) Adquira o melhor seguro-viagem internacional do mercado por um preço imperdível e mais: 10x sem juros e sem entrada.

B) Você sabia que uma simples consulta médica de emergência no exterior pode custar até R$ 5000? Se você tem uma viagem marcada para fora do país, é interessante pesquisar sobre o seguro internacional. O investimento é bem menor do que você imagina!

Tenho certeza de que a mensagem B causou muito mais impacto, mesmo sem estar fazendo uma venda direta de um produto. Sabe por que? Porque ali tem conteúdo, tem informação relevante não só para a sua compra, mas também para o seu conhecimento sobre o assunto.

Explicando melhor o exemplo: a mensagem B traz um conteúdo informativo, com dados importantes e relevantes para quem está planejando uma viagem para fora do Brasil, por exemplo. A pessoa ficará muito mais tentada a pesquisar sobre preços de um seguro depois de saber que terá de desembolsar altos valores, caso precise de atendimento médico no exterior.

Esse é o chamado marketing de conteúdo.

 

Como aplicar o marketing de conteúdo?

É importante lembrar que o marketing de conteúdo é parte de uma estratégia importante e bastante conhecida no marketing digital: o inbound marketing. Aqui a empresa aposta em temas relevantes para atrair interessados no assunto e, depois, torná-los clientes fiéis.

O processo acontece da seguinte forma: a empresa cria personas, ou seja, perfis de potenciais clientes reais, e, inspirado nesses moldes, escreve conteúdos que possam esclarecer toda e qualquer dúvida desse público.

Depois, vai produzir conteúdos de interesse dessas personas. Pode ser artigos de blog, infográficos, videoaulas, ebooks, entre outros.

Esses conteúdos podem conter termos e palavras-chave que são mais utilizadas pelas pessoas que entram no Google pesquisando algum assunto relacionado ao segmento que você atua.

Desse modo, o seu material tem maiores chances de aparecer no topo dos resultados orgânicos (sem investimento) e ser visto pelo público em potencial.

Essa é a lógica do marketing de conteúdo. Mas para que esse visitante se torne um cliente da sua empresa, o inbound marketing estabeleceu uma metodologia que todo conteúdo deve seguir:

Marketing de Conteudo

Inicialmente, o conteúdo atrai visitantes. Depois, esses visitantes viram leads, pois geralmente fazem um cadastro (email, número de WhatsApp etc.) para receber mais materiais exclusivos sobre um determinado tema.

Depois, essa lista de leads precisa ser “nutrida” com outros artigos, ebooks, videoaulas, para continuar alimentando os leads com outras informações relevantes, para que ele possa ficar cada vez mais interessado em seus produtos, serviços e soluções.

Bem nutridos, esses leads vão receber uma oferta de compra, no momento certo, ou seja, quando estiverem aquecidos e bem instruídos, seguros para avaliar que a sua empresa atende ao que eles precisam ou desejam.

Agora, já satisfeitos, é importante trabalhar o pós-venda com eficiência, para que se tornem divulgadores da sua marca.

Para colocar em prática o marketing de conteúdo é possível utilizar os mais diferentes canais, entre eles:

– Artigos em blog
– Post de redes sociais
– E-mail marketing
– Newsletters
– Webinars
– Landing Pages
– Ebooks
– Videoaulas
– Tutoriais

Um dos meios mais conhecidos de se fazer o marketing de conteúdo é criando blogs dentro dos próprios sites institucionais. As pautas baseadas nas buscas mais comuns utilizadas pelo público para pesquisar no Google são o pontapé para criação de pautas interessantes.

O conteúdo pode ficar ainda mais rico se você utilizar imagens, vídeo, podcast, infográficos, entre outros recursos.

VEJA MAIS: 5 razões para sua empresa fazer um blog

Mas para que a estratégia de marketing de conteúdo funcione, é preciso que os artigos sejam realmente bacanas, bem escritos e sem erros de português. A frequência também é importante. Estipule uma periodicidade e cumpra à risca. Se não puder escrever, pode contratar um jornalista ou agências de marketing digital que ofereçam este serviço.

 

Jornada do consumidor: da atração à conversão

Você deve estar se perguntando como, na prática, o marketing de conteúdo poderá ajudar o seu negócio.

Como dissemos, o conteúdo é parte da estratégia de inbound marketing, ou marketing de atração, que traça a jornada de compra do consumidor.

Nesse ponto, para conseguir traçar uma boa jornada de conversão, é importante que sua marca eduque o consumidor com três diferentes objetivos: para atrair (Topo de Funil – Tofu), para reter e engajar (Meio de Funil – Mofu) e para converter (Fundo de Funil – Bofu).

Marketing de Conteudo

Tofu: é o tipo de conteúdo voltado para pessoas que ainda não conhecem profundamente o assunto.

Mofu: esse conteúdo aprofunda um pouco mais as primeiras informações que você já forneceu.

Bofu: esse conteúdo já é elaborado para levar o visitante do site à conversão, que pode ser a compra do produto ou serviço, um cadastro de newsletter ou a inscrição de um curso, por exemplo. Nesta fase, ele já instruído o suficiente para saber o que precisa e está pronto para se tornar um cliente.

Vantagens do marketing de conteúdo

Ao invés de ficar massacrando o potencial consumidor com promoções e propagandas, o marketing de conteúdo oferece informações pertinentes ao público, fazendo uma espécie de “aquecimento” para a compra.

Por meio de textos de blog, ebooks, infográficos e outros materiais ricos, sua marca torna-se referência no segmento, sem que sequer faça uma publicidade explícita de produtos ou serviços.

Conforme o conteúdo vai sendo desenvolvido e apresentado ao público, sua empresa automaticamente vai se tornando uma “autoridade” aos olhos do consumidor. Dessa forma, cria-se um envolvimento da marca com o cliente, podendo gerar negócio.

Confira os principais benefícios do marketing de conteúdo para o seu negócio:

  • Baixo investimento

Investir em propaganda offline, como outdoors de avenidas importantes, veicular propagandas em horário nobre na TV ou fazer merchandising em programas de grande audiência, pode ser algo oneroso e até mesmo inviável para muitas empresas.

Com o marketing de conteúdo, o investimento é bem menor, sem contar que você consegue analisar a efetividade das campanhas, pois tudo pode ser medido no digital.

  • Aumento do engajamento

Ao distribuir conteúdo estratégico e rico, há grandes chances de o público compartilhar. Lembre-se que estamos vivenciando o Marketing 4.0 (LINK), plena era da indicação. E, se a sua marca se tornar referência no segmento no qual atua, certamente conquistará o apreço do público e será lembrada quando alguém precisar adquirir algum produto ou serviço que você oferece.

  • Fácil de mensurar

O número de visitas ao seu site, de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais e a quantidade de cadastros para receber conteúdos mais elaborados são alguns dados que você pode usar para mensurar os resultados de suas ações. Quando mais engajado for determinado conteúdo, mais atenção você deve dar a ele.

Marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa e não pode ser deixada de lado por nenhuma empresa. Ela pode ser usada se diversas formas – textos, vídeos, webinars, entre outros – para educar, enriquecer os conhecimentos do consumidor e prepará-lo para se tornar o seu cliente. Aposte nesta estratégia e veja suas vendas decolarem!

Espero que nosso artigo possa ajudar você. Sinta-se à vontade para compartilhar nas redes sociais e deixe suas sugestões e críticas nos comentários. Sua participação é muito importante para nós!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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