(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

Afiliados: veja como ganhar dinheiro nesse mercado

por | 10 maio, 2018 | Campanhas Digitais

Uma forma bem interessante de ganhar dinheiro na web é por meio de programas de afiliados. Você sabe como funciona?

Bom, antes de tudo vamos explicar o conceito: programa de afiliados é uma venda de espaço publicitário na internet, na qual a empresa anunciante e a página responsável pela divulgação compartilham o valor gerado pela comercialização do produto.

Vamos exemplificar: você tem um site, blog ou rede social e disponibiliza um espaço para empresas fazerem anúncios. Quando o visitante realiza a ação desejada pela empresa anunciante (clica no anúncio, preenche um cadastro, efetua uma compra, entre outros objetivos), você recebe uma comissão.

O anúncio a ser publicado na página (banner, links de texto, pop-up, entre outros) possui um link especial. Ele será usado pelo anunciante para fazer o devido rastreamento e validar a comissão dos afiliados.

Quais as vantagens dos programas de afiliados?

A gente sabe que conseguir anunciantes não é uma tarefa fácil, ainda mais se o seu site for iniciante ou desconhecido.

Por esse motivo, o programa de afiliados acaba sendo uma estratégia muito atrativa para quem deseja monetizar sua página na internet e atrair bons leitores e anunciantes.

Outra parte boa dos afiliados é que a pessoa interessada em disponibilizar espaços para anúncios não precisa ter uma empresa aberta. O pagamento pode ser feito diretamente na conta da pessoa física.

Sem grandes esforços, é possível ganhar uma boa comissão e manter o site no ar!

Mas antes de sair por aí colocando anúncios em suas páginas, verifique as formas de remuneração oferecidas pelos diversos programas de afiliados que existem por aí, para avaliar os melhores comissionamentos.

Os programas de afiliados cresceram e se desenvolveram bastante nos últimos anos. Por isso, é preciso entender bem o processo para que seu esforço se transforme realmente em dinheiro lá no final.

Quais os formatos de programas de afiliados?

Lembra que falamos que é necessário analisar bem as formas de remuneração antes de entrar de cabeça em programas de afiliados?

Pois bem, você precisa encontrar um anunciante que ofereça uma remuneração de acordo com suas expectativas e com o perfil do seu leitor e do seu site. Caso contrário, você estará perdendo tempo e dinheiro.

Veja abaixo as formas de remuneração disponíveis em boa parte dos programas de afiliados:

Tipos de afiliados Como funcionam Perfis do anunciante Dicas importantes
CPC (Custo por Clique) Você recebe um valor fixo por cada clique dado no anúncio. Empresas interessadas em tráfego Veja como funciona a forma de remuneração, pois se for contabilizado por IP, o usuário que der 10 cliques será contado apenas uma vez.
CPA (Custo por Ação) Você recebe um valor fixo por cada clique dado no anúncio. Empresas interessadas em tráfego Veja como funciona a forma de remuneração, pois se for contabilizado por IP, o usuário que der 10 cliques será contado apenas uma vez.
CPM (Custo por Mil Impressões) A comissão é paga a cada mil visualizações do anúncio Campanhas nacionais de empresas de grande porte Esse sistema só é interessante se seu site possui muitos pageviews.
CPF (Custo por Formulário) A comissão é paga a cada mil visualizações do anúncio Empresas interessadas em captação de leads A comissão acontece quando o formulário é preenchido, não importando as próximas ações entre lead e anunciante.
CPL (Custo por Lead válida) Remuneração acontece se o lead é interessante para a empresa anunciante Empresas em busca de clientes com perfis bem definidos O clique ou cadastro não resulta e comissão. O lead precisa ser aceito pela empresa para gerar o pagamento.
CPV (Custo por Venda) Comissão é dada depois que o usuário clica no anúncio e efetua qualquer compra Sites de e-commerce A comissão varia de acordo com a quantia gasta pelo usuário.

Se você tem interesse em entrar para um programa de afiliados, vamos deixar aqui algumas dicas para que esse esforço traga resultados mais promissores:

Otimize sua página

As comissões de programas de afiliados depende de cliques. Logo, você precisa que as pessoas visitem o seu site, blog ou rede social para visualizar os anúncios.

Para monetizar melhor seus anúncios, aposte nas práticas de SEO para deixar suas páginas mais amigáveis. Melhore as urls, use palavras-chave, aposte em imagens interessantes e títulos atrativos. Você precisa ter um bom tráfego de visitas.

Escolha com cuidado a forma de remuneração

Antes de incluir uma série de anúncios em sua página, verifique as formas de remuneração dos programas de afiliados e veja qual deles mais se adequam ao seu público.

Se você ainda tem poucas visitas, buscar anunciantes que adotam o sistema Custo por Mil (COM), por exemplo, pode não ser interessante para você, pelo menos nesse momento.

Ofereça o que seu público deseja

Procure conhecer bem o seu público antes de incluir anúncios na sua página. Qual a idade? Há mais mulheres ou mais homens? Qual a faixa salarial? Quais os horários de pico de acesso?

Essas e outras informações essenciais farão você definir os tipos de anúncios que apresentam mais potencial de remuneração para o seu negócio.

Alinhe anúncios e conteúdos do site

Se o conteúdo das duas páginas possui um segmento específico, procure anúncios que complementem o assunto tratado. Dessa forma, as chances de monetização tendem a aumentar.

Se você colocar muitos anúncios variados que fogem do conteúdo que geralmente você oferece e do público que você deseja atrair, pode ser que a estratégia de ganhar dinheiro vá por água abaixo.

Não deixe de anunciar

Para tornar crescente a sua remuneração com programa de afiliados, você também precisa fazer anúncios pagos para o seu site, blog ou redes sociais.

Aposte nos links patrocinados para atrair novos leitores e, consequentemente, mais cliques para os anúncios que você coloca nas suas páginas.

Procure um bom programa de afiliados

Agora que você já sabe o que é um programa de afiliados, como funciona e como fazer para transformar essa estratégia de marketing digital em um bom dinheiro, conheça algumas empresas que oferecem o serviço.

programas de afiliados

Analise com calma cada uma delas e veja qual se encaixa melhor com seus projetos de monetização.

Gostou do nosso artigo? Então, deixe sua opinião nos comentários! Envie também sua sugestão de novos temas para o blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO