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6 Dicas para aumentar o potencial da sua empresa nas vendas na internet

por | 1 fev, 2018 | Campanhas Digitais | 0 Comentários

Desde a década de 1990 a tal da internet se popularizou e veio com tudo no propósito de revolucionar as vendas na internet.

Com a capacidade de distribuir um conteúdo para o mundo todo em fração de segundos, ela têm sido a queridinha no quesito negócios. Com apenas alguns cliques é possível apresentar uma marca, gerar conteúdo, divulgar um produto ou serviço, vender e ainda obter informações valiosas sobre o cliente que se interessou pela sua marca.

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Os canais de vendas na internet são considerados ágeis e diretos, disponibilizando produtos de diversas áreas como: vestuário, utensílios domésticos, eletroeletrônicos, supermercado, entre outras centenas de opções.

As práticas de vendas na internet atraem cada vez mais os empreendedores brasileiros.

Os consumidores estão deixando para escanteio as saídas cansativas e tediosas, e substituindo-as pelas compras ágeis e dinâmicas na internet. Essa prática diminui o tempo que demandam com as obrigações, aumentando a disponibilidade para as atividades que realmente os agradam.

Quer saber um pouquinho mais sobre quem é o consumidor principal no quesito vendas na internet? Dá uma olhada nos dados obtidos pela Webshoppers neste ano de 2017 (estudo de maior credibilidade sobre o comércio virtual, realizado pelo Ebit):

Persona primária – Sexo feminino, em média 40 anos, moradora da região sudeste e com renda levemente superior a R$ 5.000,00. Esse é o perfil de maior conversão nos sites relacionados a vendas na internet.

O crescimento, na análise geral foi de 22% no ano de 2016, se comparado a 2015. Comprovando que o investimento na era digital é sim uma ótima saída.

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Dicas para expandir suas vendas na internet

vendas na internet

Neste artigo preparamos 6 dicas valiosíssimas para você que deseja montar um planejamento de marketing digital para iniciar ou expandir suas vendas na internet.

1 – A escolha do site

Um dos princípios básicos para dar início às vendas na internet é ter uma boa plataforma.

A grande vantagem das compras online é a economia de tempo e praticidade. Se esses dois quesitos não forem cumpridos com êxito, dificilmente o cliente optará pela compra com você.

Deixe o site extremamente dinâmico e fácil de ser acessado. Sem muitas firulas e burocracias, neste caso menos é mais. Menor dificuldade, mais clientes optando por comprar com você.

A escolha do site para vendas na internet deve ser pensada nos mínimos detalhes, não apenas em sua plataforma de e-commerce. Cores, letras, banners, escolha de imagens, produtos bem sinalizados… Ufa. A tarefa de casa não é algo fácil.

Outro aspecto importante relacionado à escolha do site para as vendas na internet é a segurança.

Não somos capazes de realizar uma compra e, por muitas vezes, incluir o número de nosso cartão de crédito, em um site aparentemente suspeito. Portanto, corrija a ortografia, a diagramação e a estrutura, para que o cliente não tenha dúvidas sobre a veracidade deste endereço eletrônico, ok?

2 – Cumpra os prazos estabelecidos

Não há nada mais estressante que realizar uma compra na internet, estourar o prazo para recebimento e o produto não chegar, certo?

Atente-se à logística. Devido à ausência de lojas físicas, essa é a garantia que o seu cliente terá em relação ao cumprimento do acordo proposto e o comprometimento da sua empresa na entrega até a data estipulada no momento da compra.

Tem dúvida sobre a gravidade deste problema?

Imagine que você comprou um presente de aniversário para o seu filho e o produto chegará um dia antes da comemoração. Mas, por um “simples” atraso de dois dias, por exemplo – aparentemente mínimo – a criança ficou sem o presente na data desejada. Tristeza para os pais, para a criança e ponto negativo para sua empresa.

Se acontecesse com você, acha que faria uma nova compra neste site? Pense nisso.

3 – Invista em canais de atendimento

Por não ter um contato físico com a empresa, o cliente pode se sentir desconfiado e sem a atenção e apoio necessário na hora da compra. Para evitar esses problemas, ofereça diversos canais de atendimento para contato direto.

Nem sempre temos o tempo hábil para aguardar o retorno de um e-mail, relacionado a dúvidas sobre o produto ou aquisição dele, para finalizar a compra. Às vezes um canal telefônico ou chat podem ser mais interessantes.

Seja quais forem as suas escolhas para estreitar o relacionamento cliente-empresa é necessário que o atendimento seja de qualidade ímpar. Simpatia, empatia e domínio do produto ou serviço questionado são itens básicos.

Por isso, se quer ter sucesso em suas vendas na internet, use a abuse dos canais de atendimento.

4 – Divulgue

A melhor propaganda é, sem dúvida, o boca a boca. Mas antes que você tenha clientes potenciais para fazer este papel para você, é necessário divulgar, divulgar e divulgar.

Os meios são muitos e variam bastante de acordo com o público que deseja atingir: mídias sociais, canais de vídeos, links em sites relacionados ao tema do produto etc.

Vou lhe dar alguns exemplos.

O produto é: Jaqueta impermeável para o inverno.

Este material você poderá divulgar em posts da página da empresa no Facebook, lançando um vídeo-teste para apresentação do produto, incluir anúncios patrocinados em sites de viagem que falem sobre esportes de inverno etc..

Essas são apenas algumas das dezenas de opções que você pode criar.

5 – Mantenha um preço justo

Os sites de vendas na internet são bem quistos também no quesito economia. Por terem redução de custos relacionados a funcionários, aluguel, estoque e outros gastos, muitos produtos são encontrados na internet com valores extremamente inferiores aos praticados nas lojas físicas.

É importante que isso seja seguido, pois é um diferencial para aqueles que ainda não possuem o hábito de comprar sem sair de casa e buscam um bom motivo para isso.

Hoje há diversos sites responsáveis por filtrar os valores de determinado produto em diferentes sites de vendas na internet. Ele faz essa análise e rankeia qual o valor do produto em cada endereço eletrônico, auxiliando o consumidor na decisão de compra.

Por isso, mantenha seus preços sempre atualizados e competitivos.

6 – Não se esqueça do pós-venda

Muitas vezes nos preocupamos, freneticamente, em como atrair os clientes novos e deixamos de lado aqueles potenciais que já passaram por nós e teriam grande chance de repetir as compras com um serviço de qualidade .

Tenha uma equipe disponível para falar sobre o processo de entrega, trocas e devoluções e problemas com os produto.

Se o cliente já foi conquistado pelo seu site de vendas na internet com a prática das outras 4 dicas anteriores, essa equipe tem a responsabilidade de manter a boa impressão e fidelizar o cliente.

Caso o consumidor tenha apresentado algum problema ou insatisfação, eles detêm o poder de reverter a imagem negativa e viabilizar a possibilidade de uma nova oportunidade de compra, para que a má impressão seja desfeita e o cliente retome o relacionamento com você.

Essas foram as 6 dicas que selecionamos e lembre-se que sua lição de casa não é tarefa fácil.

Tenha em mente que você deverá colocar todas as ideias no papel, analisar a viabilidade da prática de cada uma delas e, aí sim, seguir os passos mencionados, “botar na rua” o seu site de vendas na internet e fazer o maior sucesso.

Precisa de uma ajuda para alavancar seus negócios? Que tal entrar em contato com uma agência para obter uma boa consultoria de marketing digital? Venha conversar com a gente!

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Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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