(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

Como investir em anúncios na internet?

por | 22 mar, 2018 | Google Adwords

Você sabe como investir em anúncios na internet? Sabe como fazer para que suas ofertas de produtos e serviços apareçam com mais destaque do que os concorrentes e atraiam o interesse dos consumidores?

Além de investimento, claro, um bom anúncio precisa de uma estratégia bem elaborada para conseguir resultados significativos.

Para ajudar você a ser bem-sucedido nesse processo, vamos falar sobre como investir em anúncios na internet. Com um bom planejamento, você certamente vai conseguir alavancar as vendas de seus produtos e serviços. Vamos lá?

Antes disso, porém, quero fazer um parêntese para dar uma breve explicação sobre a diferença entre aparecer no Google pagando pelos anúncios e aparecer no Google organicamente (sem pagar).

Diferença entre anúncios e resultados orgânicos

Você já deve saber como funciona o Google, o maior buscador do mundo. Quando digitamos algum assunto no campo de busca, os resultados aparecem em formato de lista de links na tela. Mas essa lista não é aleatória. Por trás de cada resultado existe um mecanismo rigoroso e complexo de classificação e indexação.

como investir em anúncios na internet

Vou lhe dar um exemplo bem simples:

Quero fazer uma busca na internet por um celular Apple. Então, faço os passos básicos de pesquisa que todo mundo conhece: digito no Google as palavras “iphone preço” e logo obtenho uma lista com diversos links de sites.

Os resultados que aparecem na tela estão divididos em dois grupos: anúncios pagos (com o termo “Anúncio”) e resultados orgânicos, ou seja, que foram “selecionados” pelo Google para aparecer ali.

Os resultados pagos, também chamados de links patrocinados, dependem muito do investimento que o anunciante paga ao Google pelos cliques. Sabemos que ao anunciar no Google, o retorno é praticamente imediato, mas é necessário investir constantemente para continuar aparecendo.

LEIA MAIS: Pequenas empresas podem anunciar na internet

Já os resultados orgânicos (não pagos), podem ser influenciados por meio de técnicas que fazem o site ser mais relevante aos olhos do Google, um trabalho conhecido como SEO.

como investir em anúncios na internet

Como investir em anúncios na internet?

Para você entender melhor como aparecer no Google sem investir em anúncios, sugiro ler com atenção este artigo aqui sobre SEO.

Como nosso foco hoje é falar sobre como investir em anúncios na internet e, especificamente, no Google, vou começar explicando um pouco como isso funciona.

Sabemos que a disputa pelas primeiras posições do Google é acirradíssima, já que os resultados que aparecem no topo da página são os mais acessados pelos usuários, aumentando a quantidade de visitas para o site das empresas que conseguem se posicionar ali.

Lembra-se que no exemplo do celular eu falei sobre dois tipos de grupos? Então, quando um cliente faz uma pesquisa no Google, ele mostra primeiro os resultados de anúncios pagos e, em seguida, os resultados orgânicos.

As campanhas de anúncios do Google são criadas em uma ferramenta chamada Google Adwords. É por meio dela que empresas de pequeno, médio ou grande porte podem anunciar seus produtos e serviços.

como investir em anúncios na internet

Além de gerar os anúncios e montar as campanhas, a ferramenta também mostra quais as palavras-chave mais buscadas pelos usuários e as formas como elas são escritas.

Por exemplo, se você está fazendo uma campanha de anúncios de um buffet, você pode analisar se as pessoas buscam mais por festas de debutantes ou festas de 15 anos. Assim, você pode fazer grupos de anúncios diferentes e melhorar sua conversão (vamos falar disso mais adiante).

Ao entender como funciona o comportamento do usuário, fica mais fácil escrever as chamadas dos anúncios e configurar as palavras-chave que ativam sua campanha. O objetivo é oferecer seus produtos/serviços para as pessoas que estão buscando justamente o que você quer vender.

Vou lhe dar outro exemplo: sua empresa vende computadores e quer atrair mais clientes. Se você fez uma pesquisa no Google Adwords e descobriu que os usuários digitam “computadores em promoção” para buscar produtos semelhantes ao seu, você deve usar este termo para ativar sua campanha.

Como escolher as palavras-chave?

Agora você já sabe que são as palavras-chave (ou keywords) que você seleciona para sua campanha que irão “ativar” a exibição do seu anúncio. Por isso, saber escolhê-las é um processo essencial para anunciar no maior buscador do mundo.

Agora, você deve estar com alguns questionamentos importantes:

  • Como eu vou saber quais palavras-chave devo escolher para meus anúncios?
  • Posso colocar todas as palavras referentes ao meu negócio?
  • Mas como vou pagar por tantas palavras-chave?

Calma, vamos explicar direitinho tudo isso.

Como funciona o Google Adwords

O Google Adwords tem diferentes maneiras de anunciar. Nas campanhas de rede de pesquisa do Google Adwords, seus anúncios vão aparecer no buscador, ou seja, quando a pessoa pesquisa por uma palavra-chave que ativa o seu anúncio.

Outra forma de anunciar são as campanhas de rede de display, que são aquelas em que banners da sua empresa aparecem em outros sites parceiros do Google na internet, em espaços pré-definidos.

Também existem campanhas de remarketing, anúncios em vídeos e Google Shopping, aquela lista de produtos muito recomendada para ecommerces e market places.

Mas o que você precisa saber é que, no Google, o anunciante geralmente paga o Custo por Clique (CPC).

Desta forma, os anúncios são exibidos no Google quando as pessoas pesquisarem pelas palavras-chave definidas e você só paga ao Google se clicarem no seu anúncio.

Por isso, é preciso que sua campanha seja extremamente bem configurada, com palavras-chave corretas e anúncios matadores, para não jogar dinheiro fora.

Também existe a opção de pagar por impressões, ou seja, pelo número de vezes que seu anúncio é exibido, ao invés de ser por clique. Cabe a quem administra sua campanha avaliar qual método é mais vantajoso em cada caso.

Outro ponto importante a ressaltar é que o Google Adwords funciona como um leilão. Aquele que der o maior lance por palavra-chave tem maior chance de aparecer na primeira posição.

Mas só dar um bom lance não basta. Há também um ouro fator, chamado de Índice de Qualidade, que o Google leva em consideração para ordenar os resultados.

Esse Índice de Qualidade leva em consideração itens como a relevância do seu anúncio (texto e uso das palavras-chave), página de destino adequada, tempo de carregamento do site, layout responsivo e CTR (número de cliques dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido).

Portanto, a combinação valor investido por lance e índice de qualidade é que vai definir a posição do seu anúncio no Google.

como investir em anúncios na internet

Quanto investir no Google Adwords?

Uma pergunta que sempre me fazem é esta: quanto investir no Google. Essa não é uma resposta simples. Depende muito do nicho de atuação de cada negócio, pois há palavras-chave mais baratas e outras extremamente caras.

Gosto de dar sempre o exemplo das desentupidoras. O custo de palavras como “desentupidora em sp” pode chegar a R$ 88 por clique! No entanto, o termo “escola de natação em sp” custa R$ 0,82. Por isso, cada campanha deve ser analisada para saber qual o valor ideal para investimento.

Mas não precisa ficar espantado com isso. O Google Adwords permite o controle total do investimento e análise ampla de ROI (Retorno sobre Investimento).

Ao criar sua campanha, você colocar o orçamento máximo diário que você quer investir e o próprio Google para de exibir seus anúncios ao atingir esse teto. Por exemplo, se você planejou gastar R$ 50 por dia e a sua média de custo por clique (CPC) é de R$ 5, ao receber 10 cliques no dia sua campanha para de ser exibida automaticamente naquela data, e volta no dia seguinte.

Segmentar para converter

Investir em anúncios na internet, e especialmente no Google, é uma das melhores maneiras de dar uma visibilidade imediata ao seu negócio. Porém, é preciso que a campanha seja feita da forma correta, para não jogar dinheiro fora.

O bom é que a ferramenta de links patrocinados do Google é muito completa e permite uma alta segmentação, para que você pague apenas pelos cliques de pessoas realmente interessadas no seu negócio.

É possível, por exemplo, escolher local, idioma, dia da semana, horário e até tipo de dispositivo (desktop, smartphones, tablets) que você deseja que seus anúncios sejam exibidos.

como investir em anúncios na internet

Outro artifício extremamente importante do Google Adwords é “negativar” palavras que não estão diretamente ligadas ao que você vende, mas que poderiam ativar seus anúncios por engano e gerar cliques desqualificados. Por exemplo, se você tem uma loja de pneus novos, pode negativar na campanha todas as buscas que procurarem por “pneus usados” ou “pneus remoldados”.

como investir em anúncios na internet

Você também pode segmentar a campanha somente com termos específicos do seu negócio, com foco na conversão. Ainda no exemplo do pneu acima, você poderia utilizar palavras-chave como “comprar pneus novos”, “pneus em oferta”, “melhor preço de pneu em sp”, coisas deste tipo.

Definir as melhores palavras-chave, segmentar corretamente os anúncios e dar lances corretos são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha no Google.

É claro que o mais importante de tudo é medir o CTR (taxa de cliques x quantas vezes seu anúncio foi exibido) e as conversões para saber se, de fato, o valor investido está dando o retorno esperado.

Todos esses dados são fornecidos pela própria ferramenta. Até mesmo as vendas obtidas a partir dos anúncios podem ser medidas com a instalação de uma tag de conversão no seu site, para linkar as informações com o sistema do Google Adwords e ter resultados ainda mais precisos.

Agora que você já sabe como investir em anúncios na internet, eu finalizo com uma dica: acompanhe diariamente suas campanhas, para fazer todas as otimizações necessárias, testar quais anúncios convertem mais e quais as palavras-chave mais importantes para o seu negócio.

Se precisar de ajuda, consulte sempre um especialista em marketing digital, ok?

LEIA MAIS: Fazer apenas SEO dá resultado?

Ah e se ainda ficou alguma dúvida de como investir em anúncios na internet ou como utilizar o Google Adwords, deixe sua pergunta nos comentários!

Envie também sua sugestão para novos artigos do blog e compartilhe em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

WhatsApp chat