(11) 4116-2260 atendimento@leelah.com.br
Escolha uma Página

Como funcionam os links patrocinados

por | 14 jul, 2015 | Google Adwords | 0 Comentários

Se você é daqueles que ficam receosos para investir em anúncios online, saiba que não está sozinho. Muita gente não sabe direito como funcionam os links patrocinados, em especial o Google Adwords, ou acham que é preciso gastar muito dinheiro para fazer publicidade na internet. Mas não é assim.

Os links patrocinados, aqueles anúncios que aparecem nos resultados de busca quando estamos pesquisando algo em sites como o Google, são uma ótima opção de publicidade, e o melhor: a um custo que você define.

Vou explicar melhor como funcionam os links patrocinados. Os links patrocinados funcionam no sistema pay-per-click (PPC), ou seja, você vai pagar somente quando alguém clicar no anúncio. Para que você não perca o controle nem se descabele com a conta, tudo na campanha é definido previamente – e pode ser alterado a qualquer momento. Ao elaborar o anúncio, você diz qual é o lance máximo que está disposto a pagar por cada clique. Funciona como um leilão. Aparece nas primeiras páginas e posições quem paga mais. Simples assim.

LEIA TAMBÉM: Qual a estratégia de marketing digital mais adequada para sua empresa

A escolha das palavras-chave

Para que o seu anúncio seja exibido, o internauta precisa ter digitado na busca uma das palavras-chave definida previamente por você. Aliás, toda a campanha é desenvolvida baseada em palavras-chave. Ao elaborar o anúncio, você escolhe quais termos deseja trabalhar. Vamos supor que sua empresa seja do ramo de material de construção. Então, você pode colocar como palavras-chave o nome de alguns produtos, com por exemplo furadeira da marca X. Assim, quando alguém digitar na busca “comprar furadeira X”, o seu anúncio poderá aparecer.

Mas a coisa não é tão simples assim. A questão é que existem palavras-chave muito disputadas. Então, o aconselhável é sempre trabalhar com detalhamento, do tipo: “comprar telhas de plástico em São Paulo” ou “furadeiras X em promoção”. Apostar em palavras genéricas é uma armadilha, pois faz com que você invista mais por clique e tenha um retorno muito mais baixo.

LEIA MAIS: Veja cases de sucesso com links patrocinados

Controle do orçamento

Outro ponto importante é que neste sistema de links patrocinados você define também qual o orçamento máximo diário. Assim, ao atingir aquele custo, o Google para de exibir o anúncio, para você não correr o risco de ultrapassar a verba prevista.

Desta maneira, com um investimento relativamente baixo, especialmente se comparado a anúncios em revistas, jornais, rádios e TVs, consegue-se atingir o público certo, já que também é possível programar a exibição dos anúncios apenas para um certo perfil ou para moradores de uma determinada cidade, por exemplo. É um tiro certo para atingir seus possíveis clientes.

E lembre-se: você só paga quando a pessoa efetivamente clicar no link do seu anúncio, embora ele seja exibido muito mais vezes, propagando a sua marca de maneira ainda maior.

Espero que nosso artigo possa ajudar você. Sinta-se à vontade para compartilhar nossos artigos nas redes sociais e deixe suas sugestões e críticas nos comentários. Sua participação é muito importante para nós!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO